Juiz que analisa falência da Celsius dá sinal verde para investigação independente
Após um pedido em agosto, o juiz de falências dos EUA, Martin Glenn, assinou um pedido para nomear um examinador no caso Celsius.
Um juiz federal que supervisiona o caso de falência da credora de criptomoedas Celsius deu luz verde para a moção de nomear um examinador independente para investigar os negócios da Celsius.
Em uma ordem de quarta-feira do Tribunal de Falências dos Estados Unidos do Distrito Sul de Nova York, o documento observou que a investigação do examinador analisará os ativos digitais da Celsius, os procedimentos de pagamento de impostos e o status atual de seus negócios de mineração, atendendo a pedidos de maior transparência .
O examinador também analisará por que houve uma mudança nas ofertas de contas em abril, resultando em alguns clientes sendo movidos do Programa Earn para Serviços de Custódia, enquanto outros foram movidos para uma “Conta Retida”.
O administrador dos EUA havia se referido anteriormente à falta de transparência em torno dessas contas, com os clientes desconhecendo quem detém qual conta e por quê. Isso pode ser importante, já que a Celsius pediu ao tribunal que devolvesse os ativos aos “clientes de custódia”, mas não aos seus clientes “ganhar e tomar emprestado”.
Uma moção para apontar um examinador veio originalmente de um pedido de 18 de agosto do Trustee dos Estados Unidos que lidava com os processos de falência da Celsius, citando “problemas significativos de transparência” em torno das operações comerciais da Celsius.
No entanto, o CEO do BnkToTheFuture, Simon Dixon, disse que o escopo da investigação do examinador foi reduzido desde que a moção foi apresentada inicialmente para que Celsius não fique sem dinheiro.
Ele também observou que o CEO da Celsius Network, Alex Mashinsky, precisaria fornecer informações sobre suas retiradas da plataforma antes do congelamento.
CELSIUS HEARING LIVE; @CelsiusUcc legal council going over the examiner motion & reducing the scope so that @CelsiusNetwork doesn’t run out of money. They said @Mashinsky to provide information on his withdrawals from the platform before the freeze.
— Simon Dixon (Beware Impersonators) (@SimonDixonTwitt) September 14, 2022
A última ordem também delineou que o escopo da investigação poderia ser expandido se considerado necessário, mas exigiria consultas com Celsius e o comitê oficial de credores quirografários.
Celsius será obrigado a apresentar todos os documentos que o examinador “considerar razoavelmente relevantes para realizar a Investigação, embora Celsius tenha motivos para rejeitar um pedido, que seria então decidido pelos tribunais.
Uma vez aprovada a identidade do examinador, ele terá sete dias úteis para elaborar um plano de trabalho e orçamento.
O tribunal terá então sete dias para aprová-los, após os quais o examinador terá 60 dias para concluir sua investigação.
A Celsius entrou com pedido de falência do Capítulo 11 e congelou as retiradas em julho. Desde então, alguns depositantes foram informados de que seus fundos serão liberados, mas a maioria ainda não consegue acessar seus ativos sem garantia de que os receberá.
Parece que o examinador estará muito ocupado assim que forem nomeados, com Dixon também twittando que o administrador dos EUA já tem quarenta partes prontas para serem entrevistadas.
CELSIUS HEARING LIVE; @CelsiusUcc legal council opposed to Trustee takeover as they think it may lead to liquidation which is undesirable. Examiner preferred. US Trustee has 40 parties ready to interview for examiners next week.
— Simon Dixon (Beware Impersonators) (@SimonDixonTwitt) September 14, 2022