Celebs e Criptos: Uma mistura de colaboração cripto
Em 2017, criptomoedas foram empurradas para milhões de pessoas como nunca antes, enquanto o Bitcoin e numerosos altcoins subiram para altos arrebatadores.
O que se seguiu só pode ser descrito como um frenesi da mídia, como qualquer publicação, site e agência de mídia digna de nota teve algum tipo de cobertura do Bitcoin e da cripto no final do ano.
A maioria das empresas não teria dinheiro suficiente para pagar essa quantidade de publicidade – mas isso se deve em grande parte ao fato de o Bitcoin e seus irmãos terem atingido níveis que nunca mais serão atingidos nos próximos anos.
No entanto, ao longo dos últimos anos, a cripto recebeu um impulso repleto de estrelas de um número de celebridades notáveis de todo o mundo. De atores a cantores, de rappers a esportistas, vários dos rostos mais reconhecidos do mundo emprestaram suas vozes a vários projetos de criptomoeda.
Alguns estão profundamente envolvidos, enquanto outros parecem ter adotado a habitual rota de endosso de celebridades.
Entretanto, com milhões de fãs leais em todo o mundo e um número igual de seguidores em várias plataformas de mídia social, essas celebridades podem ter uma grande influência sobre a percepção de milhões de pessoas.
Dadas as diversas origens e espaços em que trabalham, as celebridades também têm o poder de introduzir criptomoedas a uma ampla variedade de pessoas, que, de outra forma, podem não ter sido introduzidas na tecnologia.
Aqui está a nossa lista de celebridades notáveis que fizeram ondas no espaço da criptomoeda, bem como aqueles que estão apenas navegando nessa onda em benefício próprio.
Snoop Dogg — ‘Putting tha Crip in Crypto!’
Twitter: 17.2 milhões; Insta: 25.3 milhões; Facebook: 36 milhões
Snoop Dogg está no ap desde 1991, e ele é um dos rostos mais reconhecidos da indústria da música.
Sua incursão mais recente no espaço da criptomoeda é tão recente quanto abril de 2018, quando ele se associou à Ripple como performer para uma experiência VIP que tiveram em maio em Nova York.
No entanto, ele está em sintonia com a indústria desde o lançamento de seu álbum X de 2013, que os fãs aparentemente poderiam comprar com o Bitcoin. O que parecia ser um Tweet irônico rapidamente se tornou realidade, com os gostos do BitPay e do Coinbase respondendo ao Tweet prometendo tornar a promessa do Snoop uma realidade.
My next record available in bitcoin n delivered in a drone.
— Snoop Dogg (@SnoopDogg) December 2, 2013
“Meu próximo disco disponível em bitcoin e será entregue em um drone.”
Na época, o Bitcoin estava em US $ 1.000, então se o Snoop fez uma carga de vendas na cripto e na época, ele pode ter matado em 2017.
Snoop também publicou um comentário comovido sobre um anúncio de Robinhood promovendo a troca de sentimentos, com o tagline memorável, “colocando o Crip in Crypto:
Putting tha Crip in Crypto! https://t.co/qaQdUru3xe
— Snoop Dogg (@SnoopDogg) January 25, 2018
Katy Perry — ‘Crypto-claws’
Twitter: 107 milhões; Insta: 70.6 milhões; Facebook: 68 milhões
A estrela pop tem mais de 70 milhões de seguidores no Instagram e 107 milhões no Twitter, trazendo um novo significado ao termo “poder da estrela”.
Isso significa que um grande número de fãs viu e reagiu a alguns posts relacionados a cripto em seus perfis.
Em janeiro, a cantora americana publicou uma foto no Instagram de suas unhas feita com vários logotipos de cripto diferentes, incluindo Bitcoin, Monero, Litecoin e Ethereum.
Em novembro de 2017, Perry postou outra foto no Instagram, ao lado do investidor norte-americano Warren Buffett em um estilo de entrevista, com a seguinte legenda: ‘nbd apenas perguntando a Warren Buffett seus pensamentos sobre criptomoeda’:
Considerando que Katy Perry tem mais seguidores no Twitter no mundo, e está em 20º lugar na lista dos perfis mais seguidos no Instagram. Sua perspectiva positiva foi definitivamente um benefício para a percepção de criptomoedas para milhões de pessoas.
Ashton Kutcher
Twitter: 18 milhões; Insta: 2.8 milhões; Facebook: 18 milhões
O ator americano é famoso por seu papel em That 70s Show, mas ele passou a fazer ondas em Hollywood ao longo dos anos.
Além disso, ele é um talentoso capitalista de risco e co-fundador da A-Grade Investments.
Ele tem um histórico de interesse em cripto – começando com um Tweet em 2014 que compartilhou um link para o site da Ethereum um ano antes de o projeto ser lançado.
decentralizing the world…. https://t.co/Dn1d9qE0Qe #geekpower #tech
— ashton kutcher (@aplusk) May 12, 2014
“descentralizando o mundo…”
Kutcher também investiu na plataforma de apostas de e-sports Unikrn, que também atraiu investimentos do investidor norte-americano Mark Cuban e do co-fundador da Ethereum, Anthony Diiorio. Ele também investiu na plataforma de pagamento Bitcoin Bitpay.
Com 18 milhões de seguidores no Twitter e no Facebook, respectivamente, e quase três milhões no Instagram, Kutcher é outro entusiasta da criptografia que tem a capacidade de influenciar um grande público de seguidores.
50 Cent
Twitter: 6.69 milhões; Insta: 19.2 mmilhões; Facebook: 35 milhões
O rapper americano 50 Cent iniciou sua associação com a criptocorrência em 2014, permitindo que os fãs comprassem seu álbum Animal Ambition usando Bitcoin.
Fontes afirmam que 50 Cent fez cerca de 700 Bitcoins de suas vendas de álbuns – o que vale cerca de US $ 4,3 milhões no preço atual do Bitcoin.
O que pode ter sido mais uma onda cerebral para o rapper do que qualquer outra coisa ainda era um movimento positivo para o mundo das criptomoedas, já que 50 Cent tem mais de 19 milhões de seguidores no Instagram.
Parece que o rapper removeu as postagens do Instagram e do Twitter, mas todos sabemos que ele ainda está dançando. Um usuário do Twitter postou screenshots da postagem original no Instagram.
Image source: Twitter
Lionel Messi
Twitter: 220K; Insta: 97.1 milhões; Facebook: 90 milhões
A estrela do futebol de Barcelona e Argentina, Lionel Messi, é uma das figuras mais reconhecidas no mundo, muito menos esportiva. Messi tem incríveis 96 milhões de seguidores no Instagram e 88 milhões no Facebook, fazendo dele uma das maiores influências do mundo.
Messi é definitivamente o esportista mais notável envolvido no espaço blockchain. Em 2017, Messi anunciou que se tornaria um embaixador da SIRIN LABS.
A empresa é pioneira no espaço do smartphone com blockchain, com seu modelo FINNEY de desenvolvimento.
Messi endossou o projeto em sua página no Facebook em uma postagem paga, em um movimento que visava atingir um mercado inexplorado de pessoas que talvez nunca tivessem sido apresentadas à tecnologia blockchain.
“Geralmente estou ocupado tentando descentralizar as defesas e, depois de mergulhar mais fundo nos sistemas blockchain e descentralizados, tenho a satisfação de me juntar à SIRIN LABS como embaixador para tornar o blockchain mais amigável com o próximo sistema operacional para smartphones!”
Floyd ‘Crypto’ Mayweather
Twitter: 7.79 milhões; Insta: 20.6 milhões; Facebook: 13 milhões
O renomado pugilista Floyd Mayweather cativou o público por suas façanhas no ringue, mas há uma razão pela qual ele é conhecido como “Money Mayweather”.
Enquanto ele está invicto em todos os 51 de seus combates profissionais de boxe, Mayweather e sua equipe têm sido tão agressivos em suas façanhas de negócios.
Com um patrimônio líquido de mais de $700 milhões, Mayweather certamente sabe como ganhar dinheiro – e parte disso é saber quais projetos serão associados.
No entanto, tudo o que foi dito, o endosso de Mayweather de uma Oferta incial de moeda não terminou bem para a empresa por trás do projeto. Em setembro de 2017, Mayweather foi fotografado promovendo o Centra, um projeto de cripto que arrecadou mais de US $ 32 milhões durante sua ICO.
Spending bitcoins ethereum and other types of cryptocurrency in Beverly Hill https://t.co/q9VZ3MzpK8 pic.twitter.com/BYyOFUnm8W
— Floyd Mayweather (@FloydMayweather) September 15, 2017
“Gastando bitcoins ethereum e outros tipos de criptomoeda em Beverly Hill”
Menos de seis meses depois, a Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos indicou os 3 co-fundadodores do projeto por valores mobiliários e fraude eletrônica.
No começo de 2017, Mayweather postou fotos no Instagram apoiando dois projetos diferentes. Um deles, o Stox.com, é uma plataforma de previsão de preços do Bitcoin, enquanto o outro é uma rede descentralizada do mercado Hubii.
Jamie Foxx
Twitter: 4.66 milhões; Insta: 5.3 milhões; Facebook: 9.4 milhões
O ator americano Jamie Foxx também entrou no frenesi da criptomoeda, promovendo o lançamento de uma ICO em setembro no Twitter.
Looking forward to participating in the new @cobinhood Token! ZERO fee trading! #CryptoCurrency #BitCoin #ETH – https://t.co/1XFiosn22S pic.twitter.com/A7es0C2Rxr
— Jamie Foxx (@iamjamiefoxx) September 18, 2017
“Ansioso para participar do novo Token @cobinhood! Negociação de taxa ZERO!”
O apoio da Foxx à Cobinhood, uma plataforma de negociação de criptomoeda de sentimento, foi recebido com relativo cepticismo pela comunidade de criptomoeda.
Andreas Antonopolous alertou as pessoas a serem cautelosas com os endossos de celebridades das oportunidades de investimento.
“A pior razão para fazer um investimento é o endosso de uma celebridade. Infelizmente, essa tática funciona, e é por isso que eles estão fazendo isso”.
Donald Glover — Not so ‘Childish’ Gambino
Twitter: 2.37 milhões; Insta: 3 milhões; Facebook: 1.5 milhões
Também conhecido como Childish Gambino, o ator e rapper americano Donald Glover parece ser uma das primeiras celebridades a defender o uso do Bitcoin.
Durante todo o ano de 2013, em uma entrevista com a Time, Glover expressou seu interesse pelo uso do Bitcoin e as possibilidades que ele poderia trazer para o mundo como um todo.
“Eu sei que muitas pessoas são céticas, mas eu sinto que se tudo for viver online, por que não Bitcoins? Ser apoiado pelo ouro parece muito antigo e nostálgico para mim. Sendo apoiado por um Bitcoin, o que leva tempo para realmente acontecer e há essa equação que tem que ser feita, isso parece mais real para mim e faz mais sentido. ”
Fails — Mayweather, DJ Khaled, Paris Hilton e Steven Seagal
Não tem sido fácil navegar por algumas celebridades e suas colaborações em criptomoedas. Alguns poucos que conseguiram atras de certos projetos acabaram com suas próprias marcas sendo danificadas pelos fracassos de algumas dessas criptomoedas.
Como mencionamos acima, Mayweather foi uma dessas celebridades que endossou uma OIC que acabou sendo exposta como uma fraude. Desde então, os fundadores da Centra foram presos e acusados, mas Mayweather não foi a única celebridade a ser vinculada à OIC.
DJ Khaled
Twitter: 4.05 milhões; Insta: 11 milhões; Facebook: 3.5 milhões
O produtor musical americano DJ Khaled também endossou o cartão Centrs, que foi anunciado como um cartão de débito criptografado que poderia ser usado para converter criptografia em moedas fiduciárias.
O ICO afirmou que o cartão era alimentado por VISA e Mastercard, mas a SEC informou que isso era, de fato, falso. Desde então, Khaled removeu o post de sua conta no Instagram.
Source: Medium/Instagram
Paris Hilton
Twitter: 17.2 milhões; Insta: 9.2 milhões; Facebook: 7.6 milhões
A atriz de TV americana Paris Hilton também fez parte do frenesi da OIC em 2017. Em um momento de mensagens do Twitter agora excluídas, Hilton expressou seu interesse no ICO da LydianCoin.
Um par de meses depois, a celebridade se distanciou do projeto, depois que o CEO da empresa-mãe da LydianCoin se envolveu em graves batalhas legais.
Em novembro de 2017, a SEC alertou as celebridades que elas poderiam enfrentar ramificações legais para promover as OICs sem divulgar certos detalhes de seu envolvimento com esses projetos:
“Qualquer celebridade ou outro indivíduo que promova um token virtual ou uma moeda que seja um título deve divulgar a natureza, o escopo e o valor da compensação recebida em troca da promoção. Uma falha em divulgar essa informação é uma violação das disposições anti-tutela das leis federais de valores mobiliários. ”
Steven Seagal
Twitter: 108K; Insta: 121K; Facebook: 6.1 milhões
O ator americano Steven Seagal esteve envolvido em um dos mais bizarros ICOs de criptomoedas de 2018. Amplamente denunciado como um “esquema de pirâmide” ou empresa de MLM, o Bitcoiin2Gen foi lançado em janeiro, com o Seagal nomeado embaixador da marca.
O projeto parecia incompleto na melhor das hipóteses, e numerosas publicações de criptomoeda o rotularam como um esquema de pirâmide. A empresa negou as alegações, afirmando que a estrutura de comissões de quatro níveis, semelhante a esquemas de pirâmide, só estava em vigor durante a OIC.
Não era de surpreender que a Seagal e os fundadores do projeto anunciassem que ele estava se separando do Bitcoiin2Gen após a conclusão da OIC em março de 2017.
Isso ocorreu apenas alguns dias depois que a Divisão de Valores Mobiliários do Departamento de Comércio e Seguros do Tennessee (TDCI) emitiu uma advertência aos consumidores sobre a natureza do projeto – que era considerado como oferta de valores mobiliários não registrados.
The Game
Twitter: 1.08 milhões; Insta: 9.3 milhões; Facebook: 7.9 milhões
O rapper americano The Game é conhecido como um empresário de maconha e suas façanhas na indústria se espalharam pelo espaço da blockchain em agosto de 2017.
Em um vídeo no Twitter, The Game promoveu uma plataforma baseada em blockchain, prometendo trazer grandes mudanças para a indústria da maconha em todo o mundo através do uso de contratos inteligentes.
Preparing a cannabis revolution with blockchain. @JessVerSteeg and I will tell you more about our upcoming ICO on August 15th @paragoncoin pic.twitter.com/xjGS9qAEF2
— Black Jesus (@thegame) August 10, 2017
“Preparando uma revolução da cannabis com blockchain. @JessVerSteeg e eu lhe falarei mais sobre nossa próxima ICO em 15 de agosto”
Infelizmente, o projeto seguiu um destino semelhante aos mencionados acima. Segundo relatos, os fundadores deixaram de registrar a ICO junto aos órgãos reguladores – o que levou a uma ação judicial de investidores.
Uma história preventiva
Como diz o velho ditado, não existe publicidade negativa. Isso soa verdadeiro até certo ponto, mas as celebridades podem querer evitar ser associadas a projetos fraudulentos que possam colocá-los em problemas legais.
A SEC deixou bem claro que figuras notáveis na indústria de entretenimento deveriam ser cautelosas em promover ou endossar projetos que poderiam estar sob o escopo de uma segurança.
Como os últimos seis meses mostraram, o espaço de criptomoeda ainda é uma entidade em crescimento, repleta de bons projetos e alguns ruins. Os espectadores fariam bem em aceitar o apoio de celebridades com uma pitada de sal – e fazer sua própria pesquisa antes de saltar para o bandwagon sensacionalista.
Fonte: Cointelegraph