CBOE retira pedido de mudança de regra para listar o Exchange-Traded Fund do Bitcoin
O BZX Equity Exchange da CBOE aparentemente retirou seu pedido de mudança de regra para listar um ETF Bitcoin.
O BZX Equity da Chicago Board Options Exchange (CBOE) aparentemente retirou seu pedido de mudança de regra na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). De acordo com uma nota oficial publicada em 23 de janeiro, a BZX retirou uma proposta de mudança de regra que permitiria listar um fundo negociado em exchange (ETF) Bitcoin (BTC).
Os ETFs são títulos que rastreiam uma cesta de ativos proporcionalmente representados nas ações do fundo. Eles são vistos por alguns como um potencial passo à frente para a adoção em massa de criptomoedas como um instrumento de investimento regulado e passivo.
O ETF em questão foi apoiado pela empresa de investimentos VanEck e pela empresa de serviços financeiros SolidX. A proposta, que foi arquivada pela primeira vez na SEC em junho de 2018, sofreu vários atrasos, uma vez que a agência de fiscalização dos EUA adiou sua decisão sobre a mudança de regra conforme a Seção 19 do Securities Exchange Act. Um prazo final para a decisão foi marcado para 27 de fevereiro.
O depósito não fornece nenhuma razão para a retirada. Alguns especialistas legais observaram que a SEC estará operando de forma limitada devido ao fechamento do governo dos EUA, que é o resultado de um impasse sobre um muro que está sendo construido na fronteira entre os EUA e o México.
De acordo com um arquivamento da SEC, o preço de cada ação do VanEck SolidX Bitcoin Trust é definido em US$ 200.000. O CEO da SolidX, Daniel H. Gallancy, disse que o alto preço reflete a intenção do fundo de se concentrar em investidores institucionais, em vez de investidores de varejo.
Alguns especialistas expressaram dúvidas sobre o futuro de um ETF Bitcoin. Na semana passada, o empresário de cripto e colaborador regular da CNBC, Brian Kelly, disse que “não há possibilidade” para a aprovação do ETF do Bitcoin em 2019.
Kelly disse que é improvável que a SEC mude de sua posição cética em relação aos cripto ETFs, já que “há muitas questões que não estão resolvidas”. Segundo o analista, levará mais de um ano para resolver os problemas existentes.
A comissária da SEC Hester Peirce – apelidada de “Crypto Mom (cripto mãe)” por sua divergência com a decisão da comissão de rejeitar um Bitcoin ETF propôs os gêmeos Winklevoss – disse que um Bitcoin ETF é “definitivamente possível”, mas pode demorar um pouco:
“Definitivamente, pode ser daqui a 20 anos ou pode ser amanhã. Não prenda a respiração. A SEC levou muito tempo para estabelecer Finhub. Pode levar ainda mais tempo para aprovar um produto negociado em bolsa”.
A história está sendo desenvolvida e será atualizada com mais detalhes.