CBDC como reserva de valor ameaça sistema financeiro, diz funcionário alemão

O banco central alemão está considerando alternativas à CBDC como solução de pagamento digital

Burkhard Balz, um político alemão e membro do conselho executivo do banco central do país, disse em um discurso em 20 de outubro que era crucial construir ferramentas para restringir a forma como o euro digital é usado em seu lançamento.

Balz enfatizou que as pessoas só deveriam poder usar o euro digital apoiado pelo banco central como forma de pagamento e não como reserva de valor.

Se a moeda digital de banco central tiver as mesmas características do dinheiro tradicional, os depositantes podem retirar seus fundos em tempos de crise, convertendo-os em euros digitais, tornando os fundos um passivo para o banco central. “Isso pode levar à desintermediação estrutural do setor bancário e, como consequência, pode prejudicar a oferta de crédito bancário à economia”, alertou Balz.

Como medida para evitar uma corrida aos bancos digitais, Balz sugeriu que os bancos centrais podem limitar a quantidade de euros digitais que os usuários poderim reter a qualquer momento. Ou, disse ele, os bancos poderiam controlar a demanda pelo euro digital introduzindo incentivos com base na remuneração escalonada, acrescentando ainda:

“Não tenho certeza se os incentivos poderiam, na realidade, impedir uma corrida a um banco digital. Portanto, a implementação técnica da CBDC precisaria ser cuidadosamente pensada e testada. ”

Balz também afirmou que, embora o Deutsche Bundesbank esteja profundamente envolvido nas discussões em torno da CBDC, ele também está procurando soluções alternativas de pagamento digital para que a necessidade de introduzir uma CBDC possa ser evitada juntamente com as implicações indesejáveis relacionadas a ele. Para esse fim, ele disse que o banco central também está considerando as maneiras de vincular soluções baseadas em blockchain e contratos inteligentes com sistemas de pagamento convencionais.

Em julho, Balz disse durante uma sessão parlamentar que as criptomoedas não eram atualmente uma ameaça à estabilidade financeira. No entanto, ele acrescentou que elas podem ser perigosas se “estiverem fora do escopo da autoridade dos reguladores ou onde houver uma ausência de padrões internacionais.”

LEIA MAIS:

Você pode gostar...