Cazaquistão quer novo sistema tributário para mineradores de criptomoedas

O governo do Cazaquistão afirmou que está desenvolvendo um novo sistema tributário voltado para mineradores de criptomoedas. A ideia é aumentar os impostos e vinculá-los ao valor da moeda minerada.

O anúncio foi feito por Alibek Kuantyrov, ministro da economia Nacional do Cazaquistão. O governo do país quer aumentar as receitas orçamentárias. As informações são do Cryptopolitan.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

De acordo com Alibek, o objetivo das novas regras é unir os pagamentos de impostos ao valor dos tokens minerados. Isso ajudará o país financeiramente, mas poderá espantar os mineradores. Uma das atrações para eles tem sido El Salvador, que transformou o Bitcoin em moeda de curso legal.

Ao site tengrinews.kz, o ministro declarou que:

“Estamos considerando um aumento da carga tributária para os mineradores, no momento também estamos considerando vincular a alíquota de imposto para os mineradores ao valor da criptomoeda. Se a criptomoeda crescer, será bom para o orçamento”.

Cazaquistão se tornou polo após China banir criptomoedas

O Cazaquistão se tornou um destino atrativo para operações de mineração de criptomoedas após o mercado ser banido pela China em 2021. Isto ocorreu porque o país, além de ser próximo à superpotência – que era até então o maior centro de mineração do mundo – contava com uma legislação amigável e preços de energia baixos.

Por outro lado, o grande fluxo de novas operações fez com que o Cazaquistão começasse a prestar atenção às novas indústrias e estudasse a implementação de um novo imposto exclusivo para mineradores.

Na época, o governo afirmou que a renda extra seria usada para melhorar a matriz energética do país e que sua energia continuava sendo barata mesmo com os encargos extras.

Protestos

Outro problema do Cazaquistão é a instabilidade política. Em janeiro de 2022, um súbito aumento nos preços dos combustíveis fez com que a população saísse às ruas para protestar.

Uma das respostas do governo foi bloquear o acesso à internet em todo o país. Isso desconectou as mineradoras das redes mundiais, fazendo com que a taxa de hash do globo despencasse. Isto foi o suficiente para fazer com que o preço do Bitcoin, por exemplo, caísse para US$ 45.000 pela primeira vez após sua máxima histórica.

O artigo Cazaquistão quer novo sistema tributário para mineradores de criptomoedas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...