Carteira de El Salvador ultrapassa 500.000 usuários
A carteira de Bitcoin (BTC) de El Salvador, a Chivo, já ultrapassou 500.000 usuários, apontam reportagens da imprensa local.
A carteira digital de Bitcoin de El Salvador, a Chivo, já atingiu meio milhão de usuários, de acordo com relatos da imprensa local. O país lançou a carteira no dia 7 de setembro.
Como incentivo, os usuários do país receberam US$ 30 ao baixar a carteira. No mesmo dia de seu lançamento, o governo do país comprou 400 BTC.
A integração do Bitcoin em El Salvador teve um começo conturbado, já que houve diversos protestos contra a sua adoção. Eles vieram tanto das forças de oposição ao governo quanto dos cidadãos, que estao protestando nas ruas e até entrando com ações judiciais.
O país tem usado uma série de medidas para incentivar as pessoas a usar a criptomoeda. Os estrangeiros, por exemplo, estão isentos de pagar impostos sobre ganhos de capital sobre seus lucros com Bitcoin. Além disso, eles podem ter residência permanente se decidirem se mudar e criar uma empresa no país.
Alguns salvadorenhos recorreram ao Reddit para comentar o sentimento geral em torno do Bitcoin. O país comemorou o Dia da Independência na quarta-feira (15) e muitos protestaram nas ruas contra o atual governo. Foi noticiado que vândalos destruíram caixas eletrônicos da criptomoeda no país, o que é mais uma prova do descontentamento com a nova lei.
Um usuário do Reddit falou sobre o Bitcoin consolidar ainda mais as desigualdades existentes – uma preocupação que era uma das principais questões que os cidadãos têm com o governo. Eles também observam que os valores na carteira Chivo podem ser apreendidos pelo governo.
Um fato que não pode ser negado é o de que os pagamentos em BTC de fato reduzem os custos dos pagamentos internacionais. Outros países da região estão observando esse desenvolvimento, que é o primeiro do gênero.
Outros países seguirão El Salvador?
É improvável que uma grande quantidade de países siga o exemplo de El Salvador. A maior parte dos governos está determinada a lançar sua própria moeda digital de banco central (CBDC). Aqueles que aceitaram as criptomoedas como uma classe de ativos o fizeram a contragosto e estão trabalhando para formar uma estrutura regulatória deste mercado.
A ideia de tornar o Bitcoin uma moeda com curso legal foi refutada pela China, Índia e Rússia. Com economias importantes descartando o ativo, a maioria dos outros países provavelmente seguirá a mesma posição.
Dito isso, o experimento de El Salvador em relação ao Bitcoin pode apresentar alguns resultados surpreendentes. Se a criptomoeda realmente se tornar o meio para transações internacionais, isso poderia encorajar mais países a fazer o mesmo.
O artigo Carteira de El Salvador ultrapassa 500.000 usuários foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.