Carteira cripto da Meta é investigada por reguladores dos EUA

Os reguladores dos setores bancário, de proteção ao consumidor e antitruste estão pedindo à Meta (novo nome corporativo do Facebook) que suspenda seu projeto  da carteira cripto, Novi.

Organizações como a Americanos pela Reforma Financeira e Progresso da Demanda e o Instituto de Mercados Abertos pediram ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos e outros órgãos reguladores para investigar a carteira digital Novi lançada pela Meta, anteriormente conhecida como Facebook .

As entidades querem saber se a empresa está aceitando depósitos na falta de um estatuto bancário aprovado pela Controladoria da Moeda. O estatuto descreve, entre outras coisas, como um banco garantirá o atendimento dos padrões de segurança e solidez.

Atualmente, a Novi está licenciada para operar como uma empresa de serviços financeiros sob a lei federal dos Estados Unidos e possui uma licença de transmissão de dinheiro em 38 estados e no Distrito de Columbia . Os reguladores de Nova York classificam a gigante do vale do Silício com garantia de propósito limitado.

Mark Zuckerberg recebeu a reação agressiva dos senadores e foi advertido por reguladores em uma carta datada de 19 de outubro de 2021 por lançar o projeto Novi sem esperar pela aprovação regulatória , como ele mesmo prometeu em sua apresentação perante o Congresso em 2019.

Problemas de liquidez preocupam Novi

As stablecoins são o eixo em que se baseia o sucesso da Novi. USDP, ou Pax Dollars, foi a primeira criptomoeda disponível na carteira e é uma moeda estável atrelada ao dólar americano.

Recentemente, o presidente americano , Joe Biden convocou uma força-tarefa aos agentes dos mercados financeiros , que divulgaram um relatório indicando que as empresas financeiras que queiram usar as stablecoins devem ser regulamentadas como os bancos.

O interesse inicial da força-tarefa em stablecoins surgiu em parte devido ao desejo inicial da Meta na stablecoin Tether e a incapacidade da empresa Tether de apoiar seu stablecoin com reservas de caixa suficientes.

A Meta pretendia que os dólares Pax da carteira Novi fossem usados nas remessas entre os Estados Unidos e a Guatemala, prometendo não pagar taxas pelo serviço. A companhia tech fechou contrato com a Coinbase para fornecer serviços de custódia para a stablecoin , enquanto a Paxos é a empresa por trás da stablecoin Pax Dollar.

A Paxos afirma ter liquidez suficiente por meio de caixa e equivalentes de caixa. No entanto, pouco se sabe sobre como os depósitos são distribuídos e a Meta não revelou o que faria se a Paxos não conseguisse cumprir os requisitos de liquidez.

Um membro do Open Markets Institute expressou preocupação com o fato de o piloto Novi da Meta ser outro movimento da empresa para estabelecer ainda mais seu alcance em publicidade digital e monetizar os dados de seus usuários.

A Meta tem se envolvido em uma polêmica perturbadora nos últimos meses, quando documentos internos vazados para o Wall Street Journal pela denunciante Frances Haugen , refutam um aparente desrespeito por parte de Meta para lidar com as preocupações sobre como o Instagram estava afetando a saúde mental de adolescentes.

O artigo Carteira cripto da Meta é investigada por reguladores dos EUA foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...