Cardano atinge novo recorde de contratos inteligentes
A rede Cardano (ADA) atingiu a marca de 1.000 contratos inteligentes , um número recorde que se soma a uma longa lista de conquistas que a rede científica registrou nas últimas semanas.
E é que, nos últimos meses, uma série de importantes desenvolvimentos foram feitos na rede Cardano com o objetivo de aumentar sua capacidade e escalabilidade, a fim de aumentar o número de transações que podem ser realizadas por bloco e, assim, aumentar a habilidade de realizar transações por segundo, melhorando a utilidade desta rede para os usuários.
Um dos desenvolvimentos que mais contribuiu para a rede Cardano e é responsável por essa conquista foi a atualização do Alonzo que ocorreu em setembro de 2021 e que permitiu a chegada dos contratos inteligentes. Isso abriu as portas para o uso de DApps e finanças descentralizadas (DeFi) na rede, algo que os desenvolvedores exigem há algum tempo e que permitirá uma maior adoção.
O número de contratos inteligentes na rede Cardano está aumentando desde 26 de dezembro, quando, conforme registrado no Plutus, eles estavam em 936 contratos inteligentes. A partir daí, a curva subiu até atingir o máximo em 28 de janeiro, quando conseguiu chegar ao número histórico de 1.003 contratos inteligentes.
Meses interessantes para Cardano
Os últimos meses foram importantes para Cardano devido a uma série de desenvolvimentos que permitiram um crescimento no número de usuários e transações, mas também uma série de problemas que desencadearam alarmes entre os usuários.
Um dos primeiros marcos a mencionar é o aumento das carteiras de Cardano em 2021. Segundo a Fundação Cardano, entre 24 de dezembro de 2020 a dezembro de 2021, houve um aumento de 1.200% no número de carteiras na rede, de 190 mil para 2,5 milhões de carteiras.
Por sua vez, nas primeiras semanas do ano, o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, realizou uma pesquisa no Twitter perguntando ao seu público qual moeda eles preferiam caso o ETH não tivesse sucesso no futuro, ao qual 42% dos usuários responderam “ADA”, um resultado acima do Bitcoin (38,4%), Solana (13,1%) e do dólar (6,5%). Demonstrando com isso o apoio que existe dentro da comunidade cripto para Cardano.
Por último, é de referir o aumento da dimensão do bloco dentro da rede, que subiu 12,5% de forma a melhorar a sua capacidade e assim adaptar-se a um aumento de tráfego dentro da rede que se projeta a curto prazo.
Mas nem tudo é cor de rosa e em 25 de janeiro, um congestionamento recorde de 92,8% foi registrado na Cardano. Isso representava um maior tempo de espera para transações dentro da rede e um problema para atualização dos preços dos produtos listados nela.
O mais afetado por esse congestionamento foi o recém lançado mercado de tokens não fungíveis (NFTs) naCardano. Muitos usuários tiveram problemas ao tentar comprar, vender ou listar um item dentro da plataforma.
Este último é um sinal de duas coisas: primeiro, há um interesse crescente no uso da Cardano, como mostram seus números, mas também existem vários problemas dentro da rede que os desenvolvedores devem resolver se quiserem evitar colapsos dentro dela.
O artigo Cardano atinge novo recorde de contratos inteligentes foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.