Cardano recebe fluxo institucional do Bitcoin e Ethereum, aponta relatório

Os dados do relatório da CoinShares, publicados no dia 27 de maio, apontam um otimismo dos investidores institucionais frente às atualizações programadas para a Cardano e cautela com a atualização do Ethereum.

A Cardano já vem sentindo os efeitos positivos com a proximidade das atualizações da rede, mas o destaque do relatório está na realocação de fundos institucionais. À medida que o Ethereum e a Solana estão sofrendo um fluxo de saída desse capital, a Cardano caminha no sentido oposto ganhando a confiança entre os institucionais, segundo o Utoday.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Ethereum e Solana recuaram 3% em relação à pesquisa anterior. O Bitcoin também sentiu um leve recuo de 1% enquanto a Cardano saltou de 6% para 12%. Se mantiver esta regularidade o volume da ADA retido pelos institucionais pode ser maior que o de Ethereum nos próximos meses.

Fonte: Relatório CoinShares

As prováveis causas da mudança de visão atual se devem a mais um travamento da rede Solana e preocupações com os problemas apresentados pela Beacon Chain, rede de teste que está preparando a principal atualização do Ethereum, o The Merge, se não solucionados podem acontecer na rede principal.

Perspectiva de crescimento atraente da Cardano

A pesquisa também revelou quais ativos os investidores já conseguem enxergar uma relação entre risco e retorno mais atraente. A Cardano se destaca novamente com um crescimento de 4% frente a pesquisa anterior. O Bitcoin saltou de 36% para 39%, um crescimento de 3%. Já o Ethereum teve uma queda de 6%, saindo de 36% para 30%.

O relatório sugere que a preocupação dos investidores com o Ethereum se reflete nos índices em queda favorecendo o aumento da Cardano.

Gráfico apontando o aumento da relação risco/retorno da Cardano.
Fonte: Relatório CoinShares

Segurança dos ativos digitais

Qualquer falha de segurança é motivo de dor de cabeça para os investidores, principalmente os institucionais que tendem a optar por ativos mais estáveis e menos especulativos.

Pensando nisso, a pesquisa questionou os entrevistados sobre quais eram os principais riscos dos ativos digitais. Nem mesmo o colapso da UST e constantes hacks sofridos por protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) foram capazes de alterar a percepção dos investidores. As preocupações com os protocolos e pouca descentralização tiveram um recuo de 3%.

Gráfico apresentando os principais riscos dos ativos digitais para os investidores.
Fonte: Relatório CoinShares

O que realmente preocupa os investidores é a falta de clareza dos governos para acomodar os ativos digitais em suas legislações. Os dois temas que estão no topo da lista são o banimento dos ativos digitais, que preocupa 29% dos entrevistados, seguido de perto pela regulação com 27%.

O artigo Cardano recebe fluxo institucional do Bitcoin e Ethereum, aponta relatório foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...