Cardano lança documentação para implementação de contratos inteligentes

Cardano divulgou uma descrição formalizada de seu modelo único de contrato inteligente, em preparação para o lançamento de Goguen, embora a linha do tempo permaneça incerta em meio a atrasos

Cardano ( ADA ) revelou um novo documento em 27 de janeiro, no qual a empresa detalha como os contratos inteligentes serão implementados na próxima atualização de Goguen. Embora o sistema seja único, sua data de lançamento ainda é incerta à luz da história de atrasos de Cardano.

Como funciona o EUTXO

O modelo Extended UTXO foi projetado especificamente como uma melhoria na arquitetura UTXO pura do Bitcoin ( BTC ). No Bitcoin, cada transação é baseada no conceito de saídas e entradas, representações de quantidades específicas de BTC. Uma transação específica simplesmente pega algum Bitcoin na forma de entradas e as remodela em saídas diferentes.

Semelhante à alteração de uma nota para denominações mais baixas, o número de produtos resultantes ou seus valores específicos não são importantes, desde que o valor total seja igual ao valor dos insumos. A correção das transações é garantida por validadores criptográficos que, no caso do Bitcoin, utilizam a chave privada do usuário para criar uma assinatura verificável.

Os pesquisadores explicaram que, embora esse modelo “brinque bem com a natureza simultânea e distribuída das cadeias de blocos”, apresenta severas limitações à capacidade de programação – tornando-o impraticável para a maioria dos contratos inteligentes.

Por outro lado, o razão baseado em contas da Ethereum ( ETH ) permite cálculos complexos, mas precisa introduzir um “estado compartilhado” – a memória coletiva de todas as transações e contratos. Os pesquisadores de Cardano acreditam que esse modelo é difícil de proteger efetivamente devido à semântica de código complicada, que resulta em incidentes como o hack do DAO .

Para habilitar contratos inteligentes mais poderosos no modelo UTXO, os pesquisadores introduziram mecanismos que podem dividir a execução de um contrato inteligente em várias transações.

No modelo de Cardano, cada saída de transação também terá um campo de dados, que pode conter informações arbitrárias conectadas a um contrato inteligente específico. Além disso, o sistema garante que uma determinada cadeia de produtos use o mesmo código de contrato – um conceito chamado continuidade de contrato.

O resultado é uma máquina de estado semelhante à da Ethereum, onde cada mudança de estado é dividida em transações específicas.

Ciclos de desenvolvimento longos

O desenvolvimento de Cardano é dividido em várias “eras” nomeadas em homenagem a artistas e filósofos famosos, cada um com seu foco específico.

A atual era Shelley concentra-se em apostas, tendo lançado o recurso na rede de testes de Cardano em dezembro.

A próxima era é Goguen, que se concentra em contratos inteligentes. Embora os dois sejam amplamente simultâneos, o roteiro oficial de Cardano coloca a conclusão deste último no primeiro trimestre de 2020. De fato, todas as fases restantes devem ser concluídas até o final de 2020.

Mas o projeto sempre atrasa seus lançamentos.. O CEO da IOHK, Charles Hoskinson, prometeu em uma entrevista em abril de 2019 que Shelley e Goguen seriam lançados até o final do ano na mainnet.

Uma plataforma de teste para o Plutus, a linguagem de contrato inteligente do Cardano que usa o EUTXO, estava disponível desde dezembro de 2018. O artigo de janeiro de 2020 é apenas a formalização do modelo subjacente ao Plutus.

No entanto, as datas de lançamento de Shelley e Goguen permanecem incertas. Em uma atualização da comunidade de 27 de janeiro , Hoskinson revelou que a equipe ainda está trabalhando para melhorar a rede de testes Shelley, com um lançamento da rede principal planejado antes de fevereiro.

Ele também revelou que a IOHK está tomando medidas para melhorar a precisão de suas estimativas de linha do tempo.

Você pode gostar...