Cardano Foundation lança registro centralizado para tokens nativos

A Cardano Foundation anunciou o lançamento de um registro para tokens nativos, que funcionará como uma coleção de identificadores on-chain gerenciada de forma centralizada na rede.

De acordo com o anúncio oficial, publicado pela Cardano na quinta-feira (15), o Registro fornece aos usuários acesso aos tokens nativos implementados na blockchain por meio de metadados legíveis e informações descritivas.

Lançamento do Registro Cardano

A fundação Cardano destaca a importância e admiração pela descentralização. Entretanto, ao mesmo tempo, ressalta a necessidade de alguns componentes centralizados que possam apoiar o crescimento e desenvolvimento de seu ecossistema. Segundo declaração:

“Coletivamente, nossa comunidade já cunhou mais de 1500 tokens em nosso ambiente de rede de teste, e quase 600 tokens agora estão ativos na rede principal Cardano. […]

“Em particular, o material de referência para nosso já enorme número de tokens nativos é de fundamental importância para o crescimento ordenado de nosso ecossistema.”

Por essa razão, o Registro Cardano foi lançado para obter uma coleção confiável de identificadores on-chain dos tokens escritos e implementados em sua rede.

Características essenciais

Espera-se que o Registro funcione como uma “fonte da verdade”, e, ao mesmo tempo, como um local de consolidação para “identificadores on-chain”.

“Esses identificadores incluem chaves públicas, hashes, endereços de token, políticas de criação e muito mais.”

Isso significa que qualquer pessoa poderá ter informações sobre um token, por meio do registro em um formato que faça sentido para um “não-desenvolvedor”.

Todos esses dados estarão disponíveis para serem visualizados junto com os tokens nativos, por meio das carteiras Daedalus e Yoroi.

cardano

Benefícios do Registro Cardano

A Fundação Cardano apontou três benefícios do uso do Registro, que são:

  • Autenticidade: como é tecnicamente possível cunhar um token com o mesmo nome de outro, usuários podem comprovar a autenticidade do token e verificar sua política de cunhagem por meio do Registro.
  • Descoberta de metadados: permite observar e explorar identificadores descritivos on-chain, um elemento que pode ser essencial para usuários de token aplicações descentralizadas (dApps) ou tokens não-fungíveis (NFT).
  • Verificação de tokens nativos: por meio de identificadores de política, nomes de tokens e tickets legíveis por humanos.

Resumindo, registrar um token no Registro Cardano promete abrir portas para uma experiência melhor tanto para o criador do token, quanto para os seus usuários.

O artigo Cardano Foundation lança registro centralizado para tokens nativos foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...