Capitulação está em andamento, mas mercados ainda não atingiram o fundo, diz Glassnode

Embora muitos indicadores sugiram que o fundo do mercado possa estar próximo, o só o tempo vai determinar no final, de acordo com um novo relatório da Glassnode.

A riqueza do Bitcoin (BTC) está sendo distribuída de mãos fracas para mãos fortes devido à capitulação contínua de investidores de varejo e mineradores, sinalizando que o fundo pode estar próximo.

O último relatório ‘The Week On-Chain’ da empresa de análise de blockchain Glassnode na segunda-feira explica que as capitulações do mercado estão em andamento há cerca de um mês e que vários outros sinais sugerem formações de fundo nos preços do Bitcoin.

No entanto, os analistas da Glassnode escreveram que o mercado em baixa “ainda requer um elemento de duração”, já que os detentores de longo prazo (LTH), que tendem a ter maior confiança no Bitcoin como tecnologia, cada vez mais suportam as maiores perdas não realizadas:

“Para que um mercado em baixa atinja um piso final, a parcela de moedas mantidas com prejuízo deve ser transferida principalmente para aqueles que são menos sensíveis ao preço e com maior convicção.”

Eles acrescentaram que o mercado pode precisar de mais “risco negativo para testar totalmente a determinação do investidor e permitir que o mercado estabeleça um fundo resiliente”.

Perdas não realizadas são perdas no valor em dólar da posição de um detentor antes da venda.

A Glassnode fez essa avaliação com base na observação de que em mercados de baixa anteriores em 2015 e 2018, o LTH detinha mais de 34% da oferta de Bitcoin que estava em perda não realizada. A proporção de detentores de curto prazo (STH) representou apenas 3% a 4%.

Atualmente, os detentores de curto prazo estão com 16,2% das moedas em perda, enquanto os LTHs estão com 28,5%. As moedas estão se movendo para novos STH que visam especular sobre o preço, mas têm menos convicção sobre o ativo, acrescentou.

Isso implica que, à medida que o LTH coleta mais moedas, eles devem ter mãos de diamante, o que significa que não devem vender, para que os analistas observem um verdadeiro fundo de mercado. O Cointelegraph ecoou essa ideia, reconhecendo que a Delphi Digital também acredita que é necessário mais tempo nas condições atuais do mercado para chamar isso de fundo.

Os mineradores de Bitcoin que vendem moedas são evidências de que o mercado pode estar testando os limites inferiores. A Glassnode demonstrou que os mineradores venderam 7.900 BTC desde o final de maio, mas recentemente diminuíram os gastos para cerca de 1.350 BTC por mês.

A duração é novamente destacada como um fator crítico para determinar onde pode estar o fundo do mercado. Durante o mercado de baixa de 2018-2019, a capitulação dos mineradores levou cerca de quatro meses para marcar o fundo; eles só estão vendendo em 2022 por cerca de um mês ou dois. As mineradoras ainda detêm cerca de 66.900 BTC, então “é provável que o próximo trimestre permaneça em risco de distribuição adicional, a menos que os preços das moedas se recuperem significativamente”, concluiu o relatório.

No geral, a Glassnode observou que o mercado parece perto do fundo, afirmando que “tem muitas características do estágio posterior de um mercado em baixa”, mas que os investidores devem estar cientes de que mais dor pode ser esperada:

“No geral, a impressão digital de uma capitulação generalizada e estresse financeiro extremo está certamente no lugar.”

O Bitcoin caiu 3% nas últimas 24 horas, caindo abaixo de US$ 20.000 para US$ 19.939, de acordo com a CoinGecko.

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...