Capitual e TecBan desenvolvem Armários Inteligentes para o Real Digital usando Ethereum e com foco em IoT
O Banco Capitual e a Tecban desenvolveram um sistema de Armários Inteligentes para o Real Digital usando Ethereum e com foco em IoT.
O Banco Capitual e a Tecban desenvolveram um sistema de Armários Inteligentes para o Real Digital usando Ethereum e com foco em IoT. O projeto será apresentado para o Banco Central do Brasil na terça-feira (25), durante a divulgação dos resultados dos testes dos projetos que integram o programa Lift Challenge Real Digital.
Segundo informações compartilhadas com o Cointelegraph, o piloto criado pelas duas empresas testa a tecnologia do Real Digital em conjunto com internet das coisas (IoT). O foco da solução é o amplo mercado de comércio eletrônico entre outros setores ligados a logística.
As empresas destacam que a solução, que funciona com contratos inteligentes, permite que pagamentos por itens comprados na internet, entre outros, sejam liberados somente assim que o comprador recebe e confere o produtos.
“… ou seja, os armários inteligentes atuam como uma espécie de cofre, que só libera o pagamento quando o usuário insere o código da compra e pega a encomenda. Um dos maiores aprendizados no projeto das duas empresas foi mostrar que seria possível facilitar a chegada de mercadorias em locais de difícil acesso, como em comunidades, por exemplo”, destacam as empresas.
De acordo com Luiz Fernando Lopes, Gerente de Plataformas Digitais na TecBan, para demonstrar a utilização dos Armários Inteligentes no processo de intermediação financeira do Real Digital, foi criada uma estrutura de testes com dois armários exclusivos para o projeto Lift Challenge, sendo um em São Paulo (TecBan) e outro em Brasília (Fenasbac).
Real Digital e contratos inteligentes
Ambos contam com uma rede privada da Blockchain do Ethereum para criação de contratos inteligentes integrados.
“Um dos principais aprendizados que tivemos nessa jornada do Lift Challenge foi trabalhar com a modularização de contratos inteligentes, integrados aos armários. Notamos que isso aumenta a eficiência de processos logísticos e garante a entrega do valor financeiro negociado mediante à validação e finalização da entrega, que neste caso é representada pelo fechamento da porta do armário”, explica Lopes.
Jefrey Santos, CTO e co-fundador do Capitual, destaca que os princípios da criptografia adotados no projeto garantem a segurança das movimentações gerando soluções para o problema de confiança nos sistemas de intermediação em compras de produtos online.
“Para nós tem sido uma experiência rica e importante para desenvolvermos novas aplicações do real digital na vida das pessoas, nos processos B2B e B2C, agilizando com segurança as operações”, afirmou.
O projeto será analisado pelo BC e pode vir a ser selecionado para que outros testes dentro do ambiente do Real Digital sejam realizados. Incluindo a solução do Capitual/Tecban 9 projetos serão apresentados com foco no Real Digital serão apresentados ao Banco Central.
LEIA MAIS