Canal de jornalista é hackeado ao vivo e usado para divulgar sorteio falso de criptomoedas
O canal do Youtube do jornalista esportivo Mauro Cezar Pereira sofreu um ataque hacker neste final de semana.
Enquanto o jornalista comentava sobre o jogo do Flamengo contra o Ceará deste domingo (19), ele informou aos 88 mil usuários que assistiam sua live que estava enfrentando “probleminhas técnicos”.
O problema, na verdade, era muito maior. O jornalista estava sofrendo um ataque hacker que deu ao invasor o controle total de seu canal do YouTube.
Ainda enquanto fazia a transmissão, o hacker trocou o nome do canal do jornalista para “Live News”. Naquele momento, o invasor substituiu a live do Mauro Cezar por uma palestra gravada do Elon Musk, o criador da Tesla e recentemente, o homem mais rico do mundo.
Um usuário do Twitter compartilhou o momento em que o jornalista percebeu que estava sendo hackeado, conforme mostra o vídeo abaixo:
Em seguida, todos os vídeos do canal do jornalista foram excluídos. Ainda nesta terça-feira (12), Pereira continua sem conseguir acessar sua conta.
Giveaway falso de criptomoedas
Além de exibir a palestra gravada de Elon Musk, a transmissão também anunciava um sorteio de criptomoedas aos usuários.
A mensagem fraudulenta divulgava um giveaway de 3,000 BTC e 40,000 ETH. Para participar do falso sorteio, o usuário precisava clicar em um link na descrição do vídeo.
Essa não é a primeira vez que um canal grande do YouTube é hackeado para promover fraude de criptomoedas.
Como noticiado pelo BeInCrypto recentemente, o canal Ei Nerd e o youtuber Ricardo Rente, também passaram pelo mesmo problema. Nestes dois casos, no entanto, o sorteio era da criptomoeda XRP da Ripple.
Apesar disso, os ataques funcionam da mesma forma e visam enganar o público daquele influenciador ao simular um evento ao vivo com uma personalidade importante.
Só no YouTube, o jornalista Mauro Cezar Pereira possui cerca de 530 mil inscritos. No Twitter, são mais de 1 milhão de seguidores.
Pereira foi jornalista da ESPN Brasil durante 16 anos. ano passado, no entanto, o seu contrato foi interrompido. Desde então, o jornalista se dedica em compartilhar suas análises esportivas por conta própria, através do seu canal do YouTube.
No Instagram, o jornalista agradeceu o apoio que vem recebendo desde o ataque hacker e falou que segue atrás de uma resolução.
“O pessoal do YouTube está trabalhando bastante para recuperar o canal, alguns passos já foram dados. Não sei exatamente quanto tempo vai levar para ele ser totalmente recuperado, mas estou muito confiante que isso aconteça em breve.”
O artigo Canal de jornalista é hackeado ao vivo e usado para divulgar sorteio falso de criptomoedas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.