Regulador canadense estabelece novas regras para exchanges de criptomoedas
A Canadian Securities Administration emitiu uma nova orientação que determina quais plataformas de negociação de moeda digital se enquadram na lei de derivativos.
As autoridades do Canadá emitiram novas orientações para determinar quais plataformas de negociação de moedas digitais se enquadram na lei de derivativos.
A Canadian Securities Administration (CSA) explicou novas disposições no “Guia para a Aplicação da Legislação de Valores Mobiliários a Entidades que Facilitam a Negociação de Ativos Criptografados” publicado em 16 de janeiro.
Em geral, a agência estabeleceu uma linha entre plataformas de negociação que fornecem imediatamente os ativos de criptografia aos seus usuários e aquelas que mantêm a transação de ativos de criptografia até que o usuário faça uma solicitação posterior.
A que exchanges as leis de valores mobiliários se aplicam?
Após uma análise das técnicas de negociação em diferentes plataformas, a CSA concluiu que algumas delas apenas fornecem a seus usuários um direito contratual ou reivindicam um ativo criptográfico e não o transferem imediatamente para um usuário. Essas plataformas de negociação de criptomoedas estão sujeitas à legislação de valores mobiliários e, portanto, se enquadram nas leis de derivativos. A orientação detalhada:
“Potencialmente, haverá uma dependência contínua do usuário na plataforma até que a transferência para uma carteira controlada pelo usuário seja feita. Até então, o usuário não teria propriedade, posse e controle dos ativos de criptografia sem depender da Plataforma. O usuário estará sujeito à exposição contínua ao risco de insolvência (risco de crédito), risco de fraude, risco de desempenho e risco de proficiência por parte da Plataforma. ”
A CSA não aplicará leis de valores mobiliários a exchangess nas quais os ativos criptográficos não são considerados um título ou derivativo, e os ativos criptográficos são entregues imediatamente a um usuário.
Posição do Canadá para criptomoedas
Anteriormente, os reguladores estaduais e provinciais de valores mobiliários dos Estados Unidos e do Canadá lançaram testes em programas de investimento em criptomoedas potencialmente fraudulentos como parte da “Operação Cryptosweep” da Associação Norte-Americana de Valores Mobiliários (NASAA). A iniciativa resultou em centenas de investigações de ofertas iniciais de moedas e produtos de investimento relacionados a criptografia.
No final de dezembro de 2019, a NASAA disse que o investimento em criptomoeda está entre as cinco principais ameaças para investidores em 2020. Comentando sobre o assunto, o presidente da NASA, Christopher Gerold, disse:
“É importante que os investidores entendam no que estão investindo e com quem estão investindo. Não caia nas promessas de altos retornos garantidos com pouco ou nenhum risco ou em acordos com um falso senso de urgência ou disponibilidade limitada “.