Canadá estuda substituir dinheiro físico por moeda digital
De acordo com uma publicação do Financial Post, o Banco Central do Canadá está estudando a possibilidade de criar sua própria moeda digital.
Canadá estuda digitalizar sua moeda fiduciária
O Governador do Banco Central do Canadá, Stephen Poloz, teria realizado uma apresentação do projeto que está em pesquisa há dois anos.
De acordo com a apresentação, a moeda digital do Canadá poderá oferecer “todos os benefícios” de uma moeda controlada por um banco central, com toda a segurança, usabilidade e tecnologia que oferece uma criptomoeda. Poloz comentou na apresentação:
“Precisamos inovar para permanecer no jogo”… “as criptomoedas podem se tornar uma ameaça direta à nossa capacidade de política monetária e a função de emprestador de último recurso (LOLR)”.
Ainda de acordo com a apresentação, a proposta de moeda digital do Banco Central do Canadá poderia ainda “ajudar as autoridades fiscais e a polícia a coletarem informações pessoais“.
Em conclusão, a proposta parece ser interessante e traz inovação na área financeira, mas pode não ser muito bem vista a usuários de criptomoedas que prezam por privacidade acima de tudo.
Saiba mais em Canadá estuda substituir dinheiro físico por moeda digital