Cripto pode cravar um retorno de 1.000x e atingir um valor de mercado de US $ 200 trilhões?
Especialistas argumentam sobre a possibilidade de a valorização do mercado de cripto atingir US $ 200 trilhões a longo prazo.
Na semana passada, declarações do CEO da Binance, Changpeng Zhao (também conhecido como CZ) e do cocriador da Ethereum, Vitalik Buterin, levaram a comunidade a especular sobre a possibilidade de o mercado de cripto alcançar um retorno de 1.000 dólares a longo prazo.
Em 8 de setembro, Buterin afirmou , com a consciência de criptomoedas pelo público em geral e mainstream atingindo um pico no final de 2017, é irrealista para a valorização do mercado de cripto para aumentar em mil vezes o seu valor atual em US $ 200 bilhões.
Um aumento de mil vezes de US $ 200 bilhões é de US $ 200 trilhões, o que representa 70% da riqueza global que inclui ouro, moedas de reserva e outros ativos tradicionais que são utilizados como produtos de gestão de patrimônio.
“O espaço do blockchain está chegando ao ponto em que há um teto à vista. Se você conversar com a pessoa com nível de instrução médio neste ponto, provavelmente já ouviu falar do blockchain pelo menos uma vez. Ainda não há uma oportunidade para mais um crescimento de mil vezes em nada no espaço.”
Relatório incorreto sobre a declaração inicial de Buterin
Dado o contexto e a declaração de Buterin sobre o crescimento da conscientização da cripto, a alegação do co-criador da Ethereum foi bastante direta. Embora seja possível que sistemas e aplicativos descentralizados (DApps) alcancem um crescimento de mil vezes em atividade e base de usuários, não é realista esperar que a valorização das criptomoedas ultrapasse US $ 200 trilhões em breve.
No entanto, manchetes sensacionalistas e postagens de mídia social fora de contexto enganaram muitos membros da comunidade de criptomoeda a interpretar erroneamente a declaração de Buterin como uma visão pessimista da taxa de crescimento do setor de criptomoeda.
À medida que um número crescente de pessoas começou a questionar o motivo de Buterin em sua declaração simples, ele divulgou uma explicação nas redes sociais, reafirmando que, embora ele se esforçasse para ver a valorização do mercado de cripto atingindo US $ 200 trilhões, o crescimento exponencial o uso de protocolos DApps e blockchain é possível.
“Para ser claro, nunca disse que não há espaço para crescimento no ecossistema de cripto. Eu disse que não há espaço para aumentos de preços de 1000x. Um aumento de preço de 1000x a partir de hoje significa US $ 200 trilhões em cripto, ou 70% da riqueza global de hoje em cripto. O que eu realmente disse é que, porque grandes partes da população já ouviram falar em cripto, o crescimento adicional da cripto em qualquer sentido deve vir de profundidade (ou seja, uso real) e não trazer mais atenção.”
O ponto de vista de Buterin em relação ao crescimento de longo prazo do mercado de criptomoedas é sensato, pois seria sem dúvida difícil para as criptomoedas representar a vasta maioria da riqueza mundial. Isso exigiria que os bancos operassem o setor bancário offshore de US $ 30 trilhões e os investidores que detinham riqueza em lojas tradicionais de valor, como ouro, mudassem para criptomoedas como a principal reserva de valor.
Em vez de esperar um retorno irreal, Buterin observou que é importante focar no crescimento de DApps e protocolos para acelerar o processo de aumentar o uso de sistemas baseados em blockchain e criptomoedas.
Atualmente, a maioria dos indivíduos — tanto nos mercados de criptomoedas desenvolvidos, como os EUA e Japão, quanto em mercados restritos, como Índia e China — já estão cientes das criptomoedas e dos protocolos blockchain. A próxima fase da tecnologia blockchain pode exigir uma mudança na tendência de plataformas centralizadas para alternativas descentralizadas, o que poderia ser difícil, dada a discrepância de eficiência entre serviços centralizados e descentralizados.
CZ acredita que crescimento de 1.000x é possível
Changpeng Zhao, CEO da maior casa de câmbio de criptomoedas do mundo, a Binance, mais conhecida pela comunidade como CZ, afirmou que um retorno mil vezes maior do que a atual avaliação do mercado é “absolutamente” possível, oferecendo uma previsão extremamente otimista sobre a tendência futura dos preços do mercado.
CZ afirmou que US $ 200 trilhões podem parecer irrealistas se comparados ao mercado financeiro tradicional. Mas, semelhante à comparação da indústria de táxis com o tamanho do mercado da Uber, CZ explicou que não é preciso medir o potencial do mercado de cripto com base no tamanho do mercado financeiro tradicional.
“Eu ainda discordo disso. Eu diria que ‘cripto irá certamente aumentar 1000x e mais!’ Só atingir o valor de mercado do USD vai chegar perto de 1000x (que é apenas uma moeda com casos de uso severamente restritos) e o mercado de derivativos é muito maior.
“Você também não pode usar o tamanho tradicional do mercado para medir o potencial de novas tecnologias ou setores. Se você usou (e as pessoas têm) o tamanho do mercado de táxis para estimar o potencial do Uber, você ficaria muito longe.”
Há mérito no argumento de CZ de que o potencial das criptomoedas não pode ser medido com base no tamanho do mercado do mercado financeiro tradicional. Mas, no ano passado, as maiores empresas em cripto, como Coinbase, Gemini e BitGo, têm trabalhado para estabelecer soluções de custódia para atrair investidores institucionais para o espaço, enquanto os investidores têm antecipado muito a estréia de fundos negociados em bolsa (ETFs) e todos os tipos de instrumentos publicamente negociáveis em torno da cripto.
Assim, com a maioria dos investidores no mercado de cripto antecipando um influxo de investidores do setor financeiro tradicional, em certa medida, os investidores precisam explorar o mercado financeiro para medir o tamanho potencial do mercado de cripto.
Além disso, como disse o CEO da ShapeShift, Erik Voorhees, as finanças globais estão se tornando mais integradas ao financiamento cripto e, como o setor de criptomoedas continua a criar pontes que conectam os dois mercados, ambos os mercados continuarão se entrelaçando, positivos ou negativos.
Como CZ afirmou, também é importante reconhecer que o dinheiro é uma aplicação da tecnologia blockchain que é melhor demonstrada pelo Bitcoin. Empresas de capital de risco e investidores proeminentes, como Ben Horowitz, geralmente consideram a tecnologia blockchain e protocolos de blockchain de contrato inteligente como Ethereum como novos sistemas de computação global.
Bitcoin, Ether e outras criptomoedas principais que começaram a ser adotadas como reservas de valor têm casos de uso alternativos. O Ether opera como gás que alimenta o protocolo blockchain de contrato inteligente Ethereum, que – com escala suficiente através da implementação de sharding e Plasma – poderia competir contra servidores web centralizados e plataformas de computação a longo prazo.
A capacidade da tecnologia blockchain de operar como um sistema computacional em cima de uma forma de dinheiro poderia agregar mais valor e, como disse a CZ, no sentido de que a tecnologia blockchain não se limita ao dinheiro, pode-se argumentar que a comparação entre cripto e o setor financeiro representa apenas um aspecto do mercado.
Primeiro investidor da Coinbase tem crescimento explosivo de cripto
Garry Tan, um proeminente capitalista de risco e o primeiro investidor da Coinbase e da Instacart, que financiou mais de 100 startups no valor de US $ 20 bilhões, disse que é possível que o mercado de cripto chegue a centenas de trilhões de dólares em avaliação de mercado.
Embora seja difícil imaginar um retorno mil vezes maior, Tan afirmou que a possibilidade de crescimento explosivo no setor de criptomoeda não pode ser descartada. Ele enfatizou que o mercado de cripto não passará pela tendência que a maioria dos especuladores do setor espera. Tan disse à Cointelegraph:
“Meu senso geral é que é possível, mas improvável que seja 1000x. Mesmo que chegasse lá, você estaria assumindo a securitização usando tokens de segurança, o que não é exatamente o que os especuladores têm em mente quando esperam por mais situações de 1000x. Eles geralmente estão pensando que suas altcoins sem valor valerão de alguma forma 1000x e os tokens de segurança representarão apenas propriedade em ativos reais. É uma nuance estranha, mas vale a pena mencionar”.
Ainda assim, após nove anos, Tan afirmou que o mercado de criptomoedas é predominantemente dominado por investidores de varejo e operadores individuais. Uma quantidade significativa de capital é controlada por instituições e a entrada de investidores institucionais – como pensões, doações e fundos soberanos – poderia muito bem levar a um aumento explosivo na avaliação da cripto.
Para investidores institucionais se comprometerem com um ativo, diz Bitcoin, um tipo específico de infraestrutura é necessário para facilitar a transferência de fundos. As soluções de custódia no mercado de cripto não existem há mais de dois meses, com a primeira solução de custódia confiável lançada pela Coinbase em julho.
Assim, pode levar meses a anos para os investidores institucionais se comprometerem com o mercado de cripto. Mas, ecoando o ponto de vista do bilionário investidor Mike Novogratz, Tan afirmou que assim que as instituições encontrarem seu caminho para a cripto, o mercado verá uma diferença em termos de volume e valor, como Novogratz disse anteriormente:
“Eu acho que se você começar a ver LPs institucionais [parcerias limitadas] – como dotações, fundações, planos de pensão e fundos soberanos colocarem capital em criptomoedas – você verá um ponto de inflexão onde uma porcentagem da riqueza mundial começa a fluir. muito primeiros estágios disso. Novogratz fala sobre as hordas chegando, e acho que está correto. A cripto ainda é extremamente impulsionada pelos investidores de varejo, mas é impressionante a quantidade de dinheiro que está trancada nas instituições”.
Como visto no gráfico abaixo, o volume do mercado de cripto experimentou um grande aumento no final de 2017, com os preços das criptomoedas atingindo o pico de todos os tempos.
Mas, nos últimos meses, o volume do mercado de cripto começou a se recuperar, depois de passar por uma queda em março e abril. Em julho, o volume de Bitcoin caiu para sub 500.000 BTC, mas desde agosto, além da primeira semana de setembro, o volume do mercado de cripto tem melhorado em geral.
Geralmente, a cripto ainda está em suas primeiras fases de desenvolvimento, como a internet em 1994. As instituições estão apenas se preparando para se envolver e as infraestruturas do mercado só começaram a melhorar rapidamente desde meados de 2017. Como tal, é cedo demais para discutir a possibilidade de a cripto competir com as moedas de reserva e os bancos centrais. Tan afirmou que os próximos 18 meses podem ser cruciais para a cripto, pois definirá a trajetória de longo prazo do mercado, acrescentando:
“Os bancos centrais são um outro nível, e eu realmente não sei se e quando eles decidirão que é algo que eles usarão como moeda de reserva. Isso seria super longe no futuro, [no] meu sentido. Precisamos passar da fase de infraestrutura para a fase de aplicação, e acho que essa é a história principal dos próximos 18 meses. Ainda é a internet em 1994”.
Mike Novogratz vê FOMO entre instituições
Em junho, a Novogratz afirmou que o mercado de cripto parecerá uma bolha quando atingir US $ 20 trilhões, depois de experimentar um aumento de cem vezes em relação à faixa de preço atual.
Na época, Novogratz explicou que o próximo rali de cripto será alimentado por instituições que entram no mercado de cripto, desencadeando FOMO (medo de perder) entre outros investidores institucionais.
“[Criptomoeda] é uma revolução global. A bolha da internet era apenas uma coisa dos EUA. Foram pessoas ricas dos EUA que participaram. [Criptomoeda] é global. Há crianças no Bangladesh comprando moedas. É monstruosa em Tóquio, na Coreia do Sul, na China, na Índia e na Rússia. Nós temos um mercado global e uma mania global. Isso vai parecer uma bolha quando chegarmos a US $ 20 trilhões.”
No mês passado, como a Cointelegraph informou, Citigroup, Morgan Stanley e Goldman Sachs — três dos maiores bancos de investimento dos EUA — publicamente divulgaram seus planos para facilitar a crescente demanda por Bitcoin de investidores institucionais.
É dito que o Morgan Stanley já estabeleceu um sistema para processar fundos provenientes do setor financeiro tradicional para o mercado de cripto e atualmente está aguardando um procedimento interno para lançar sua custódia cripto.
Novogratz declarou:
“Não vai lá [US $ 20 trilhões] imediatamente. O que vai acontecer é que um desses intrépidos fundos de pensão — alguém que é líder de mercado — vai dizer: “Sabe de uma coisa? temos a custódia, a Goldman Sachs está envolvida, [e] a Bloomberg tem um índice com o qual posso acompanhar meu desempenho “, e eles vão comprar. E de repente, o segundo cara compra. O mesmo FOMO que você viu no varejo [será demonstrado por investidores institucionais]”.
A implantação de soluções cripto de custódia por instituições financeiras reguladas e fortalecimento da infraestrutura em torno da cripto aumentará a probabilidade de investidores institucionais se comprometerem com criptomoedas, o que pode aumentar as chances do mercado de cripto alcançar potencialmente centenas de trilhões de dólares em avaliação.