Universidade de Cambridge lança projeto de pesquisa de criptomoedas com FMI e BIS

Alguns reguladores ficaram preocupados recentemente com a suposta falta de dados consistentes e transparentes nos mercados de criptomoedas.

A Universidade de Cambridge está colaborando com algumas das principais instituições bancárias e empresas privadas do mundo para apresentar um novo projeto voltado para a pesquisa de criptomoedas.

O Cambridge Centre for Alternative Finance, ou CCAF, lançou uma iniciativa de pesquisa com o objetivo de trazer mais insights sobre a indústria de ativos digitais em rápido crescimento, declarou o CCAF ao Cointelegraph na segunda-feira.

Intitulado de Cambridge Digital Assets Programme, ou CDAP, o projeto é uma colaboração público-privada com 16 empresas, incluindo instituições públicas como o Bank for International Settlements Innovation Hub e o Fundo Monetário Internacional. A iniciativa também inclui bancos como Goldman Sachs, gigantes financeiros como Mastercard e Visa, bem como grandes provedores de fundos negociados em bolsa como a Invesco.

Outros participantes incluem British International Investment, Dubai International Financial Center, Ernst & Young, Fidelity, Foreign, Commonwealth and Development Office do Reino Unido, Banco Interamericano de Desenvolvimento, London Stock Exchange Group, MSCI e Banco Mundial.

Como sua missão principal, o CDAP pretende permitir o diálogo público baseado em evidências sobre as oportunidades e riscos associados à crescente adoção de criptomoedas. O programa será focado em três áreas principais, incluindo as implicações ambientais, infraestrutura e ativos digitais, incluindo stablecoins, moedas digitais de banco central (CBDC) e criptomoedas.

De acordo com o anúncio, o programa se baseia no trabalho existente do CCAF na indústria de criptomoedas, incluindo o desenvolvimento do Cambridge Bitcoin Electricity Consumption Index, CBECI. O CBECI é um índice amplamente referenciado para fornecer a porcentagem global de distribuição da taxa de hash de mineração Bitcoin (BTC) entre os países.

Mapa de mineração do Bitcoin em julho de 2021. Fonte: CCAF’s CBECI

Outras iniciativas de pesquisa de criptomoedas do CCAF incluem a série Global Cryptoasset Benchmarking Study, projetada para abordar as tendências do ecossistema, informar a regulamentação e a discussão de políticas e outros.

“O Cambridge Digital Assets Program que estamos lançando hoje visa atender à necessidade resultante de maior clareza, fornecendo insights baseados em dados por meio de pesquisas colaborativas envolvendo partes interessadas do setor público e privado”, disse o diretor executivo do CCAF, Bryan Zhang.

De acordo com Michel Rauchs, líder de ativos digitais do CCAF, o CDAP fornecerá aos tomadores de decisão a análise objetiva e a evidência empírica de que precisam para navegar no setor de ativos digitais.

Conforme relatado anteriormente pelo Cointelegraph, alguns reguladores globais estão cada vez mais preocupados com os riscos associados à falta de dados padronizados e confiáveis sobre o setor de criptomoedas. Em meados de fevereiro, o Conselho de Estabilidade Financeira alertou que o mercado de criptomoedas carece de dados consistentes e transparentes sobre suas ligações com o sistema financeiro tradicional, o que representa um risco significativo diante da rápida adoção de criptomoedas.

LEIA MAIS

Você pode gostar...