Caixa Econômica Federal encerra conta de corretora brasileira sem aviso prévio
A plataforma de criptomoedas Brasil Bitcoin descobriu nesta manhã de terça-feira (11) que a conta da empresa na Caixa Econômica Federal foi encerrada sem que houvesse qualquer aviso prévia. A empresa, porém, diz que está em negociação com a Caixa para tentar reverter essa situação.
A exchange soube do fato por acaso. Quando um dos sócios, Marco Castellari, consultava o aplicativo da instituição bancária se deparou com a informação de que a conta havia sido encerrada pelo banco estatal.
Jorge Alves, gerente de Marketing do Brasil Bitcoin, disse ao Portal do Bitcoin que não houve qualquer aviso à empresa e que está buscando falar com o gerente para entender a situação:
“A conta está encerrada. Confirmamos isso tanto pelo aplicativo como pelo internet banking. O que queremos agora é saber o que está acontecendo”.
De acordo com Alves, a ação tomada pela Caixa Econômica vai na contramão das normas do Banco Central, uma vez que foi uma decisão inesperada sem que o Brasil Bitcoin tivesse ciência prévia.
“Procuramos em nossos e-mails e até no spam, mas não havia nada referente ao encerramento da conta”, relatou.
Ele não informou o quanto havia na conta encerrada e o que esse cancelamento da conta pode acarretar de prejuízo para a empresa.
“A gente nem consegue acessar o nosso saldo, pois a conta está inacessível”, declarou.
Além da Caixa Econômica
Esse é o segundo encerramento de conta do Brasil Bitcoin só nesse ano. Há um mês, o Santander cancelou o contrato por desinteresse comercial com a plataforma de criptomoedas.
Assim como a Caixa Econômica Federal, o banco espanhol não fez a notificação prévia do encerramento da conta. Os sócios da empresa souberam apenas após a ligação do gerente informando sobre a conta fechada.
O gerente chegou a afirmar para empresa, por meio desse telefonema, que tentou comunicar do encerramento antes para dar o prazo de 30 dias. Alves, no entanto, disse que se houve essa tentativa foi feita por outros telefonemas, pois não havia documento algum recebido pelos correios ou nos e-mails da Brasil Bitcoin.
Naquela ocasião, porém, após a conversa com o gerente foi concedido um prazo para que a empresa resolvesse qualquer pendência com o Santander. Alves relatou que o gerente do Santander havia dito que no dia 07 de fevereiro a conta estaria encerrada, mas que algum representante da empresa comparecesse antes, até o dia 20 de janeiro para assinar o termo de encerramento.
O encerramento do Santander, segundo Alves, pode representar 10% de prejuízo em depósitos mensais feitos na plataforma. Nas palavras de Alves, essa porcentagem, portanto, seria cerca de um milhão de reais a menos na movimentação dos depósitos.
Sem resposta
A reportagem procurou a Caixa Econômica Federal para falar sobre o assunto, porém, até a publicação deste texto não houve qualquer resposta da instituição bancária.
O post Caixa Econômica Federal encerra conta de corretora brasileira sem aviso prévio apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.