Caito Maia, do Shark Tank e CEO da Chilli Beans, ajudou a promover a Genbit e Zero10
Caito Maia, personalidade do Shark Tank Brasil e CEO da Chilli Beans, chegou a palestrar num dos eventos promovidos pela Genbit, que na época se chamava ainda Zero.10 Club. Naquela época, a empresa já estava sob a mira da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por suspeita de atuação irregular no mercado.
O criador Chilli Beans abriu a convenção internacional Infinity Zero. Ele contou suas experiências como empresário e tratou de temas ligados à liderança e gestão de pessoas. Seria nada demais se a empresa por trás do evento não fosse aquela que já levantava suspeitas no mercado por atuação fraudulenta.
A empresa Gensa (razão social tanto da Genbit quanto da Zero.10 Club) hoje é alvo de investigações do Ministério Público e da Polícia Civil de São Paulo por suspeita de fraude com criptomoedas. Porém, antes mesmo daquele evento em que participou o empresário, a CVM já havia emitido um alerta aos investidores sobre a Zero.10 Club (antigo nome da Genbit).
De acordo com o Grupo Anti-Ponzi (GAP), Maia teria sido, contudo, mais uma vítima dos dirigentes da Gensa. Na publicação feita pelo GAP, a personalidade do Shark Tank Brasil teria sido usada por Nivaldo Gonzaga e Gabriel Tomaz.
“Somente com esta ação Nivaldo Gonzaga, aumentou o volume de dinheiro na Pirâmide em mais de 30%, segundo o Diretor de Operações Internacionais que acabou delatando ao GAP os planos maléficos da Organização criminosa”.
Um Shark Tank em evento de pirâmide
No programa exibido pelo canal pago Sony, o respeitado empresário vive analisando a viabilidade de negócios apresentados a ele. Maia, no entanto, acabou emprestando sua imagem credível a um negócio para lá de suspeito.
A conferência internacional promovida pela empresa que desviou todos os bitcoins de seus clientes contou então com shows das duplas sertanejas Chitãozinho & Xororó e Jorge & Mateus.
No evento ainda teve apresentações do humorista Gabriel Louchard e do grupo de acrobacia Universo Casuo. O youtuber Rick Chesther, dono do canal “Pega a Visão”, também foi uma das atrações do Infinity Zero. Com todos esses nomes, o mais festejado, no entanto, era o do apresentador do Shark Tank Brasil.
No anúncio do evento feito pela Zero.10 Club, Caito Maia era apresentado não como a estrela da noite em que participaria, mas da própria conferência que ocorreu em dois dias no Credicard Hall de São Paulo.
“Para abrir o circuito de palestras, Caito Maia vai contar a história da sua marca de sucesso, Chilli Beans, com mais de 800 lojas no Brasil e no exterior. Além disso, apresenta temas sobre liderança, planejamento e gestão de pessoas”.
Caito Maia e o canal Sony foram procurados pela reportagem para comentar o assunto, mas não retornaram às solicitações.
Caso semelhante
Esse não é o único caso que envolve uma celebridade do Shark Tank Brasil a empresas suspeitas de fraude com criptomoedas. Camila Farani quase fez uma palestra para a Binary Bit em 17 de agosto na Arena da Fonte Nova, Salvador (BA). Ela, porém, havia cancelado sua participação por motivos contratuais.
Segundo a assessoria de Farani, a participação foi cancelada “após constatado o distanciamento de valores para com a empresa e a convenção”. A empresária recebeu duas vezes o prêmio de Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards —em 2016 e 2018.
A empresa Binary Bit é suspeita de atuar em esquema de fraude de pirâmide financeira, segundo a CVM, após avaliar uma denúncia registrada em maio de 2019.
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br
O post Caito Maia, do Shark Tank e CEO da Chilli Beans, ajudou a promover a Genbit e Zero10 apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.