Compre agora para lucrar 200% depois: a adoção do Bitcoin permanece forte mesmo sob condições de baixa, diz Bitfinex

Embora as criptomoedas estejam com tendência de baixa os analistas destacam que quem lucra com criptoativos é quem compra na baixa e vende na alta, portanto, agora é um bom momento para comprar

Em um agregado de dados derivados de várias pesquisas, a Chainalysis compilou um índice sobre a adoção das criptomoedas nos mercados tradicionais e na sociedade em geral. Segundo a pesquisa o eixo Asia e Oceania ainda é o terceiro maior mercado em adoção de criptomoedas no mundo.

Além disso essa região é a que mais cresce em termos de novos participantes do mercado. Cidadãos destes países receberam 932 bilhões em valor de criptomoeda de julho de 2021 a junho de 2022. A adoção e o crescimento de criptomoedas na região têm sido resilientes, apesar das condições de baixa do mercado.

A região também abriga sete dos principais países no índice deste ano: Vietnã (1), Filipinas (2), Índia (4), Paquistão (6), Tailândia (8), Nepal (16) e Indonésia ( 20).

Países CSAO mapeados pelo crescimento nas participações em criptomoedas. (fonte: Chainalysis)

Como aponta a Bitfinex, a adoção geral desacelerou em todo o mundo no atual mercado de baixa, mas permanece acima dos níveis de mercado pré-alta. Ela afirma que os dados mostram que a adoção global se estabilizou no ano passado, depois de crescer consistentemente desde meados de 2019.

“Observamos essa tendência no gráfico abaixo, onde aplicamos nossa metodologia de índice globalmente, somando as pontuações de todos os 154 países trimestralmente, do segundo trimestre de 2019 até o presente, e reindexamos esse número novamente para mostrar o crescimento da adoção ao longo do tempo em todo o mundo”, disse.

Gráfico trimestral de pontuação do índice global de adoção de criptomoedas.

A empesa destaca que os dados sugerem que muitos daqueles atraídos pelo aumento dos preços em 2020 e 2021 permaneceram e continuam investindo uma parte significativa de seu capital em ativos digitais. Grandes detentores de criptomoedas de longo prazo continuaram mantendo o mercado em baixa.

“Portanto, embora seus portfólios tenham perdido valor, essas perdas não estão bloqueadas porque não foram vendidas – os dados da cadeia sugerem que esses detentores estão otimistas de que o mercado se recuperará, mantendo os fundamentos do mercado relativamente saudáveis”, afirma. 

Otimismo continua no longo prazo

Os endereços Bitcoin são anônimos, o que significa que, embora vejamos facilmente quais endereços contêm mais Bitcoins, só podemos identificar quem está por trás de cada um por meio de uma extensa análise de blockchain ou se a entidade por trás deles se apresentar.

Os dados do BitInfoCharts mostram que as principais carteiras de Bitcoin pertencem a exchanges de criptomoedas, o que significa que elas detêm os ativos de vários usuários. Os dados mostram cinco endereços Bitcoin com entre 100.000 e 1 milhão de BTC neles. Quatro destes foram identificados e pertencem as exchanges.

“Embora a discussão acima seja interessante, o que apoia nossas declarações anteriores e fornece dados mais acionáveis ​​é que o número de HODLers nas 5 principais categorias (até 0,1 BTC) cresceu em condições de baixa do mercado desde abril de 2022, o que é anômalo ao urso anterior dados de mercado. Isso é ainda mais uma prova para os investidores de varejo e a adoção de criptomoedas crescendo mesmo quando as condições macro enfrentam ventos contrários”, disse.

Preço realizado para detentores de BTC à vista em contraste com o preço. (fonte: lookintoBitcoin.com)

Comprar agora para lucrar depois

A Bitfienx também destaca o preço realizado do Bitcoin que é o valor de todos os Bitcoins pelo preço em que foram comprados, dividido pelo número de Bitcoins em circulação. Isso nos dá a “base de custo médio” na qual todos os Bitcoins foram comprados, que é outra maneira de descrever o preço realizado. Atualmente, o preço realizado é de US$ 21.300.

“Estamos atualmente em um período de consolidação em que o preço real de mercado do Bitcoin está abaixo do custo realizado. Historicamente, essas condições têm proporcionado uma boa oportunidade de compra; e as métricas de acumulação indicam a mesma visão. O Preço Realizado do Detentor de Curto Prazo e o Preço Realizado do Detentor de Longo Prazo estão agora dentro de US$ 200 um do outro”, analisa.

Quem também aponta um cenário de crescimento para as criptomoedas embora os preços estejam em tendência de baixa é Paulo Boghosian, co-head da TC Cripto. Ele destaca que um dado que chama mais atenção é o comportamento de HODL no Bitcoin que vai atingindo suas máximas históricas, quer dizer, mais de 80% das moedas são de holders de moedas com mais de 3 meses em carteira.

“Esse dado mostra alta convicção dos compradores, mais ainda do que em 2020 quando o famoso investidor Stanley Druckenmiller alegou que o fato de mais de 70% dos investidores segurarem suas moedas para o longo prazo foi um importante fator na sua decisão de comprar BTC”, afirmou.

“Outro indicador que demonstra a convicção dos investidores é a idade das moedas sendo movimentadas. No momento estamos nas mínimas nesse indicador, ou seja, moedas antigas não estão sendo movimentadas”, analisa.


LEIA MAIS

Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão.

Você pode gostar...