Mineradores planejam ataque de 51% ao Ethereum e Buterin está ajudando a criar estratégias de defesa
O co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, está trabalhando para resolver proativamente uma vulnerabilidade da blockchain do Ethereum
Os desenvolvedores do Ethereum recentemente propuseram uma mudança na rede chamada EIP-1559 – uma proposta destinada a combater o aumento das taxas de transação da rede.
Previsto para entrar em vigor em julho deste ano, a mudança enviaria uma parte de cada taxa de transação para a própria rede Ethereum. O Eth alocado dessa maneira seria então queimado, reduzindo o número de moedas em circulação.
Essa mudança também diminuiria a quantidade de recompensas para os mineradores da rede, levando alguns a protestar contra a mudança. Desde então, um grupo expressivo de participantes começou a defender uma aquisição demonstrativa da rede , o que poderia ameaçar a segurança da blockchain.
O grupo, no entanto, aparentemente não pretende derrubar Ethereum, insistindo que eles apenas desejam mostrar a viabilidade de tal ataque. Buterin e outros desenvolvedores Ethereum responderam planejando esforços defensivos.
“O objetivo deste documento é descrever um mecanismo pelo qual uma fusão pode acontecer rapidamente, com poucas modificações para os clientes ethpow ou beacon”, disse Buterin. Essa mudança essencialmente faria a transição da rede para Ethereum 2.0 mais rápido do que o esperado.
“Como um relógio, a comunidade Ethereum foi rapidamente organizada possíveis soluções para este possível ataque de 51%, com Vitalik conduzindo o processo”, destacou um post em 12 de março, apontando para o quadro escrito por Buterin.
“Vitalik descreve como o Ethereum pode realizar uma ‘fusão rápida’ passando rapidamente de proof-of-work para proof-of-stake com alterações limitadas exigidas para os clientes da Ethereum”, disse o post.
Um minerador conhecido como “Bits Be Trippin” comentou durante um vídeo no YouTube de 9 de março que, “Parte da exibição de risco aqui não é atacar a rede, é mostrar que a projeção de força é possível.”
Ethereum 2.0 é um esforço de escalonamento que busca migra a rede do mecanismo de Proof-of-work para Proof-of-stake, mudança que está em andamento há anos .
A estrutura recentemente proposta de Buterin aceleraria a transição do consenso de mineração da rede. A fusão pode abrir caminho para um desenvolvimento mais suave no Ethereum 2.0, de acordo com o post e o artigo de Buterin.
O blog Status observou que o grupo de oposição EIP-1559 já reuniu tecnicamente poder suficiente para conduzir seu ataque de 51%, com base na página do grupo na web no momento da postagem do blog.
A rede da Ethereum foi o lar de muitos desenvolvimentos significativos nas áreas de finanças descentralizadas e de token não fungíveis no ano passado. Conforme o número de plataformas e ativos em execução na rede Ethereum cresceu, o mesmo aconteceu com as taxas de transação da rede .
A Ethereum iniciou o Eth2 em dezembro de 2020, com o lançamento de sua rede de beacon .
LEIA MAIS
- Atualização do Julgamento da Mt. Gox: Karpeles Admite a Existência de ‘Willy Bot’
- Algo pesado chegando ao Blockchain, futuro da viagem de peixes assegurado
- Putin Elogia a Tecnologia Digital na Cúpula do G20, um Papel para o Bitcoin à vista?