Buscas no Google por Ibovespa, Bitcoin e outros investimentos chegam a recorde no Brasil
Brasileiros vêm buscando sobre investimentos como nunca no Google. Segundo um levantamento da gigante da tecnologia, as pesquisas por termos relacionados a “como investir”, incluindo Ibovespa e Bitcoin, dispararam em 2020.
Considerando os números coletados neste mês de junho, a subida chega a 567% em volume de buscas na comparação com 2019. Segundo o Google, os brasileiros não buscavam tanto por investimento desde 2010.
Os usuários buscam principalmente informações sobre como investir na bolsa. Nessa seara, surgem termos como “Como investir na Bolsa?” e “Como investir dinheiro?”. Além disso, buscas “Como investir em ações?” são comuns.
Segundo o Google, o aumento tem a ver com o cenário e baixa taxa de juros no país. A Selic cortada a nunca vistos de 3% e depois a 2,25% teria, naturalmente, empurrado o investidor a apostas mais arriscadas. Nesse cenário, portanto, a bolsa e o Bitcoin seriam alternativas.
O reflexo para além das buscas está no bom desempenho do Ibovespa. O índice da bolsa brasileira vem de seguidas altas, rompendo previsão de bancos e gerando estimativas até de rompimento da máxima histórica. Dessa maneira, os dividendos pagos devem superar a taxa básica de juros pela primeira vez.
Além disso, o brasileiro busca mais pelo Ibovespa do que pela poupança no Google. Este ano, o interesse pela poupança só foi maior em abril, quando o início do pagamento do auxílio emergencial fez as pesquisas relacionadas à conta gratuita da Caixa dispararem.
Busca maior por Bitcoin
O relatório do Google menciona aumento no interesse por Bitcoin. Segundo a empresa, brasileiros vêm pesquisando mais sobre, por exemplo, “Como investir em bitcoin?” nos últimos 90 dias.
O período levado em conta coincide com o halving. As pesquisas por “halving” chegaram a alcançar o nível mais alto de todos os tempos nas semanas que antecederam o corte de recompensa da rede.
O evento teria sido um dos propulsores desse aumento de interesse, trazendo novas pessoas para o criptomercado. Desde então, de fato, exchanges brasileiras vêm reportando aumento no interesse do brasileiro.
A exchange BitcoinTrade, por exemplo, diz que houve mais de 60% de crescimento de volume negociado na corretora em maio na comparação com o primeiro trimestre. O movimento teria feito a corretora alcançar R$ 180 milhões negociados.
Ranking de pesquisas no Google
O Google compartilhou com o Infomoney o ranking completo dos principais termos buscados nos últimos 90 dias relacionados a investimentos. Renda fixa como, por exemplo, tesouro direto e tesouro Selic, ainda aparecem. No entanto, a maioria está relacionada a renda variável, como o Bitcoin.
Veja a lista:
-
Como investir na Bolsa?
-
Como investir dinheiro?
-
Como investir em ações?
-
Como investir no tesouro direto?
-
Onde investir dinheiro?
-
Como começar a investir?
-
Como investir em ouro?
-
Onde investir na crise?
-
Onde investir em 2020?
-
Como investir no tesouro selic?
-
Como investir em dólar?
-
Onde investir meu dinheiro?
-
Como investir em bitcoin?
-
Como investir em fundos imobiliários?
O artigo Buscas no Google por Ibovespa, Bitcoin e outros investimentos chegam a recorde no Brasil foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.