Bug trava bitcoins dentro da Lightning Network

Neste domingo, um pesquisador conhecido como Burak realizou um teste inusitado, criou uma transação multi-assinatura de Bitcoin com 998 de 999 assinaturas para testar os limites do Taproot.

O teste acabou gerando um bug no LND, um dos clientes mais populares da Lightning Network (LN), fazendo com que usuários da LN ficassem com seus bitcoins travados por horas.

Segundo informações do portal Protos, tal bug não permitia que usuários criassem ou fechassem canais. Ou seja, bitcoins não podiam ser transferidos para da rede principal do Bitcoin para a Lightning Network, e vice-versa.

O teste extremo que acabou travando bitcoins na Lightning Network

Contente, Burak informava aos seus seguidores do Twitter que havia realizado uma transação multi-assinatura gigante, pagando poucas taxas. Entretanto, não sabia que isso teria causado um bug na lightning network.

“Acabei de fazer um tapscript multisig de 998 de 999 [assinaturas], e custou apenas US$ 4,90 em taxas de transação.”

Geralmente, transações multi-assinatura são realizadas com 2 de 3 chaves. Portanto, tal transação foi de 333 a 500 vezes maior que as mais comuns, impressionando pelas baixas taxas.

Devido a isso, uma das implementações mais famosas da Lightning Network acabou tendo problemas. Como apontado por um desenvolvedor no Github, o script ultrapassou o tamanho permitido.

“Não foi possível processar a reorganização da cadeia: não foi possível obter o bloco […] o script witness é maior que o tamanho máximo permitido.”

Problema já foi corrigido, afirmam desenvolvedores

Sem delongas, uma nova versão do LND foi apresentada ao público ainda neste domingo. Portanto, usuários estão livres para abrir e fechar canais da lightning network novamente, podendo movimentar seus bitcoins.

“Identificamos a correção […] do btcd, que será incluída em uma versão de hot fix (v0.15.2) para o LND.”

No momento, a Lightning Network já possui mais de 5.000 BTC de capacidade, equivalente a R$ 500 milhões. Sendo a solução de segunda camada mais popular do bitcoin. Ela permite envios baratos e instantâneos e já está sendo usada por empresas como o McDonald’s.

Fonte: Livecoins

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Você pode gostar...