Brecha no Robinhood expõe informações de usuários
Um invasor comprometeu o banco de dados de clientes da plataforma de negociação Robinhood, obtendo acesso às informações pessoais de milhões de usuários. O ataque foi contido, diz a empresa, e a polícia está conduzindo uma investigação sobre o caso.
O Robinhood revelou na segunda-feira (8) que havia sofrido uma violação de segurança. A violação de dados ocorreu na última quarta-feira (3), depois que um “terceiro não autorizado obteve acesso a uma quantidade limitada de informações pessoais de uma parte de nossos clientes”. A empresa afirma que o ataque foi contido, sem dados ou perdas financeiras registradas no momento do anúncio.
A postagem da equipe diz que a parte não autorizada usou engenharia social para obter acesso a determinados sistemas de suporte ao cliente. Em seguida, o invasor obteve acesso aos endereços de e-mail de cinco milhões de clientes e aos nomes completos de dois milhões de clientes. Um grupo muito menor de 310 pessoas teve mais informações reveladas, com aproximadamente dez indivíduos tendo muito mais dados vazados.
Robinhood também revelou que o hacker fez uma tentativa de extorsão, pedindo pagamento após o ataque ter sido contido. A polícia foi contatada, com uma investigação estando em andamento.
O chefe de segurança do Robinhood, Caleb Sima, disse que as vítimas foram notificadas,
“Como uma empresa ‘Segurança em Primeiro Lugar’, devemos aos nossos clientes ser transparentes e agir com integridade. Após uma análise diligente, informar toda a comunidade Robinhood sobre este incidente agora é a coisa certa a fazer.”
Reputação do Robinhood é atacada
Esta não é a primeira vez que a popular plataforma de negociação sofre uma violação de dados, o que aumenta seus problemas, pois sofre com a reputação deste e de outros incidentes. O Robinhood sofreu uma grande violação em 2019 – resultado do armazenamento de senhas em texto simples.
Com capital aberto neste ano, as ações da empresa dispararam com o IPO, mas cairam consideravelmente depois. Apesar de incidentes como a controvérsia GameStop, o Robinhood continua a ser uma escolha popular para os investidores. O aplicativo conquistou o público jovem, que apreciam a interface elegante e a facilidade de uso em comparação com as plataformas de investimento tradicionais.
O número de traders de criptomoedas no início de 2021 cresceu 600% em relação ao quarto trimestre do ano passado. A receita oriunda de ativos cripto do Robinhood caiu do segundo para o terceiro trimestre de 2021, embora as métricas de crescimento geral tenham feito uma melhoria saudável.
O artigo Brecha no Robinhood expõe informações de usuários foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.