Youtubers brasileiros com mais de 7,6 milhões de seguidores lançam conta digital para adolescentes

Canal Neagle faz parceria com a fintech Trampolim para lançar uma conta digital aos pré-bancarizados

O canal brasileiro do youtube Neagle lançou uma conta digial que oferece serviços financeiros voltados para menores de 18 anos, ou seja, crianças e adolescentes. A matéria é do E-Investidor, do Estadão.

A conta digital foi lançada em 8 de agosto e já está entre as mais baixadas das lojas da Apple e do Google em smartphones. O app leva o nome do canal, Neagle Bank, que tem 7,6 milhões de inscritos no YouTube.

O Neagle Bank começou com 13 mil clientes na fase de testes, em dezembro de 2019, e já tem 85 mil correntistas.

 CEO da fintech parceira do projeto, a Trampolim, ligada ao Instituto Gênesis da PUC-Rio, Lucas Pérez, explica que o foco do projeto é a inclusão financeira dos jovens e adolescentes:

“Banco todo mundo precisa e os fãs (dos youtubers) são pré-bancarizados, não têm banco ainda. O que a gente está fazendo é ser a primeira experiência de banking deles. Temos casos desses jovens que não sabem o que é um boleto, uma TED. Então tem um trabalho educacional envolvido”

As contas são registradas no nome de um responsável, mas a ideia é que os adolescentes usem os serviços do aplicativo de forma autônoma, além de um cartão pré-pago com limite de movimentação de R$ 2.500. Pérez defende que haja orientação familiar para os adolescentes e crianças.

Há também uma área de assinantes, o Neagle Plus, que cobra por conteúdos exclusivos do canal do Youtube e dá vantagens como descontos em boletos, cashback no marketplace do app, cartão virtual e skins para o app.

A Trampolim buscava desde 2018 um parceiro para entrar no mercado digital financeiro, mirando o mercado dos pré-bancarizados, que não estavam no radar de gigantes como Nubank e PicPay. A parceria com os influenciadores digitais foi a escolha da fintech:

“Eles já têm [quase] oito milhões de inscritos. Para eles trazerem o usuário para dentro [da plataforma] é muito mais fácil do que se eu fosse captar clientes sozinho”

O canal é comandado por Victor “Eagle” e Gabriel “Neox”, que desde 2018 se comandam o Neagle. Os dois primos assumiram a gestão de suas finanças aos 18 anos e hoje moram em Orlando, nos Estados Unidos. Victor conta no texto:

“Neste caminho duas coisas afetaram muito. O lado burocrático de banco e a distância [do Brasil]. Abrir conta em banco ainda envolve o lado presencial, de papelada, coisas que custavam dinheiro também. Isso sempre incomodou. Quando surgiu uma oportunidade de se juntar a um projeto, que era desenvolver um ‘banco’ digital, a gente decidiu abraçar a ideia”

Ele também diz que a supervisão dos pais é importante para que a experiência financeira dos adolescentes e crianças seja saudável:

“A gente não quer a criança usando o dinheiro e os pais não sabendo para onde ele vai. Um dos principais pontos é que é um ‘banco’ para qualquer idade e tem a segurança para os pais acompanharem toda a movimentação do dinheiro do filho, coisa que quando os pais dão a mesada em dinheiro, eles não têm certeza para onde realmente vai o dinheiro”

O professor da Trevisan Escola de Negócios, Rodrigo Sivieri, também reforça a a orientação de acompanhamento dos responsáveis:

“Não adianta dar a ferramenta mas não dar o incentivo e o conhecimento. Pela cultura do País, de não ter uma educação financeira eficiente na base de ensino, seria interessante focar nisso, como disponibilizar algum material didático voltado para esse público mais jovem. Assim, eles vão conseguir utilizar essa conta da melhor forma possível, seja para poupar, realizar pagamento ou compra”

LEIA MAIS

 

Você pode gostar...