Senado fará Audiência Pública sobre escândalo de laranjas do PSL e criptomoedas
Comissão aprovou a convocação do Ministro do Turismo para prestar explicações sobre escândalo de candidaturas-laranja do PSL, além de realizar audiência pública para discutir a regulamentação de criptoativos.
A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC), do Senado Federal do Brasil, vai ouvir o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, sobre candidaturas do Partido Social Liberal, do presidente Jair Bolsonaro, que teriam feito uso laranjas nas eleições de 2018. O requerimento foi aprovado nesta terça-feira (8), em reunião da comissão.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) solicitou a convocação do ministro do Turismo do governo para prestar informações sobre a prisão, pela Polícia Federal, de seu assessor especial, Mateus Von Rondon; coordenador da campanha do ministro, Roberto Silva Soares; e do ex-assessor, Haissander Souza de Paula; em razão de denúncias de uso de candidaturas-laranja para desvio de recursos eleitorais.
“Se torna urgente a presença do atual ministro de Turismo pois as explicações sobre os procedimentos dele, sobre os acontecimentos na campanha eleitoral do PSL em Minas Gerais, sobre a atividade dele no Ministério do Turismo, são da conta e dos interesses da nação e é obrigação desta comissão pedir os esclarecimentos necessários” disse o senador.
A comissão ainda aprovou a realização de audiência pública para discutir a regulamentação de criptoativos.
Serão convidados para participar da audiência representantes do Banco Central, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Unidade de Inteligência Financeira (UIF), do Ministério da Economia, da Secretaria Nacional do Consumidor, da Receita Federal, da Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain (ABCB), do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), especialista em direito das startups em Blockchain, além do deputado João Henrique Caldas (PSB-AL) e do especialista em direito digital, Danilo Doneda.