Exchange brasileira cancela transações com criptomoedas após tentativa de fraude
CointradeCX encontrou transações suspeitas envolvendo criptomoedas como a BRL e a Vira-lata Finance.
Hoje (15), a exchange brasileira CointradeCX encontrou irregularidades no livro de ordens de duas criptomoedas que fizeram a plataforma cancelar operações consideradas suspeitas.
De acordo com entrevista da exchange, nenhum cliente teve algum prejuízo envolvendo as transações irregulares na plataforma. No entanto, foi preciso desfazer algumas operações para evitar qualquer tipo de fraude.
Ou seja, logo após encontrar uma tentativa de fraude envolvendo operações com as criptomoedas BRL e Vira-lata Finance (REAU), a CointradeCX cancelou algumas transações com criptomoedas que foram consideradas irregulares.
CointradeCX cancela transações
Segundo a CointradeCX, nesta quinta-feira (15) foi constatado que operações envolvendo duas criptomoedas na plataforma apresentavam irregularidades e todas as transações suspeitas foram revertidas pela exchange brasileira.
Portanto, “nenhum saldo foi impactado” com a tentativa de fraude detectada pelo time de T.I. da exchange. Depois que descobriu as transações com irregularidades, as operações foram desfeitas pela própria plataforma.
“O sistema de segurança da plataforma é condicionado a inibir todo e qualquer tipo de situação que possa comprometer a segurança dos usuários nela cadastrados. Ao menor sinal de alerta a equipe de TI intervém, imediatamente, e toma as medidas cabíveis antes que qualquer prejuízo aconteça. Nenhum saldo ou ativo dos clientes foi impactado porque todas as ordens foram revertidas a tempo.”
Dessa forma, a CointradeX conseguiu reverter as transações antes que qualquer saque pudesse ser realizado. Embora o problema tenha afetado somente a Vira-lata Finance e o BRL, outras criptomoedas foram envolvidas com as transações irregulares temporariamente, no que foi chamado pela plataforma de “efeito cascata”.
Mas, como a equipe de T.I interviu depois da descoberta das transações irregulares, essas operações foram canceladas e nenhum prejuízo foi registrado. Além disso, a plataforma realizou alguns ajustes técnicos em busca de coibir transações fraudulentas com criptomoedas.
“Com a rápida intervenção não tivemos nenhum prejuízo financeiro. Consideramos prejuízo (apenas) o transtorno causado aos nossos clientes.”
Por mais que a CointradeCX tenha conseguido reverter a situação envolvendo transações consideradas fraudulentas na plataforma, alguns serviços apresentaram lentidão depois disso.
De acordo com a exchange, esse foi o caso da aprovação para saques e depósitos de dinheiro, que apresentaram lentidão durante esta quinta-feira (15). A CointradeCX explica que essa demora acontece devido ao problema com as transações irregulares.
“Saques e depósitos estão sendo aprovados com lentidão, ainda assim, funcionando. Demandas de suporte estão sendo atendidas de acordo com ordem de prioridade, uma vez que toda a equipe está debruçada em resolver o ocorrido desta quinta-feira.”
Leia Mais: