Empresa brasileira lança a primeira criptomoeda atrelada ao valor de reputação de marcas

A MOTIM anunciou o lançamento da RepCoin (RPTC), criptomoeda da empresa construída na blockchain do Ethereum e que será atrelada ao valor das marcas dos clientes da empresa

MOTIM, empresa brasileira que atua na área de marketing e RP como uma gestora de posicionamento de marca, anunciou o lançamento da RepCoin (RPTC), criptomoeda da empresa construída na blockchain do Ethereum (ETH) e que será atrelada ao valor das marcas dos clientes da empresa.

Segundo a empresa, o objetivo da proposta é mensurar o valor das marcas por meio da reputação e portanto terá seu valor agregado ao do prestígio das empresas no mercado brasileiro.

A criptomoeda será enviadas pela MOTIM aos seus clientes que, por sua vez, poderão reverter, ao final de 12 meses, os criptoativos recebidos em serviços de assessoria de imprensa ou produção de conteúdo para entidades não-governamentais e projetos sociais.

Desta forma, os clientes da aceleradora também poderão doar suas RPTC à instituição que mais lhes agradar e a MOTIM prestará os serviços para a entidade.

“Todos os nossos clientes receberão a cada 3 meses de projeto, o valor mínimo de 250 RPTC. O fee mensal do projeto irá impactar no valor adicional pago em RPTC. Acreditamos que é uma forma de impactar positivamente a sociedade com o que fazemos de melhor, que é comunicação”, afirma Silas Colombo, cofundador e CCO da MOTIM. 

Como base, um projeto de assessoria de imprensa, para quem busca iniciar sua presença na imprensa, custaria 1000 RPTC e é válido por 3 meses. A ação foi pensada em conjunto pela equipe multidisciplinar da MOTIM.

Segundo estudo da consultoria Maitland/AMO, a reputação atualmente é responsável por 35% do valor de mercado das empresas, em média. Dentro do mercado de inovação e tecnologia, o número chega a 43%.

De acordo com Silas Colombo, fundador e CCO da MOTIM, é inquestionável o valor da imagem delas nos dias de hoje.

“A reputação é a nova moeda e as companhias estão cada vez mais entendendo isso. O lançamento da RPTC serve para ilustrar que o posicionamento e prestígio das empresas continua sendo os principais ativos na transação de confiança entre marcas e seus consumidores”, disse Colombo.

O criptoativo não estará a venda, pelo menos neste momento, para os investidores de varejo e atuará como parte do ecossistema da MOTIM e de seus clientes.

O valor de uma marca

De acordo com o estudo internacional Meaningful Brands, da Havas, 77% das marcas poderiam sumir do mundo sem que os consumidores sentissem sua falta.

“Essa é uma informação bastante preocupante. A necessidade de criar uma imagem autêntica e próxima aos seus clientes é vital para a sobrevivência das marcas e esperamos que esse movimento se transforme em um grande objetivo dentro do mercado de comunicação”, avalia a Brand Manager da MOTIM, Marina dos Anjos.

Outro estudo, do Edelman Trust Barometer de 2021, aponta que 89% dos trabalhadores empregados no Brasil esperam que suas empresas resolvam problemas da sociedade em geral, o que aumenta ainda mais a gestão de imagem institucional. 

“As novas gerações estão começando a cobrar cada vez mais responsabilidade e posicionamentos das empresas. Essa tendência impacta diretamente na geração de novos negócios. Uma reputação sólida não só ajuda no crescimento sustentável de uma marca, como prepara o caminho para que ela resista às mudanças do mercado”, aponta Colombo. 

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