Brasileiro anuncia lançamento de stablecoin regulamentada na Suíça
Criada na rede Polygon, USD Stablecolb (SCB) será atrelada ao dólar americano e contará com reserva correspondente em conta bancária, segundo empresa emissora.
A Colb, uma plataforma de investimentos focada em blockchain sediada na Suíça, cofundada pelo brasileiro Yulgan Lira, anunciou esta semana o lançamento de uma stablecoin. Chancelada pelas autoridades do país europeu e criada na rede Polygon, a USD Stablecolb (SCB) será lastreada no dólar americano e inicialmente será direcionada a detentores de um convite na forma de token não fungível (NFT), antes de ser aberta ao público.
Segundo a Colb, a autorização aconteceu após três anos de diálogo entre advogados da empresa e as autoridades monetárias da Suíça visando à superação de desafios relacionados à transparência na emissão dos tokens, capacidade de escala e segurança.
“O projeto tá voando! Conseguimos o que nem a Libra conseguiu aqui em Genebra, Isso é inédito”, comemorou Lira acrescentando que, desde o princípio, a empresa queria trabalhar de maneira regulamentada.
O executivo revelou que os tokens terão ums reserva equivalente dentro de uma conta bancária de “um Trust internacional dedicado à SCB” e que essas reservas são segregadas do patrimônio da Colb além de serem gerenciadas por uma instituição terceira, o Zedra Group.
“A estratégia é uma forma de blindar as stablecoins do risco que envolve a emissora, no caso a Colb. Isso impede intervenção da Colb nas reservas para além dos limites do contrato. Se a Colb fallir, o patrimônio do SCB não é afetado, porque pertence à outra estrutura, que é um contrato de Trust”, acrescentou.
Yulgan Lira disse ainda que, além do dólar, o SCB será atrelado a títulos do Tesouro dos EUA e que a stablecoin terá administração tripartite, sendo a Colb a fornecedora da tecnologia de tokenização da reserva, além de operacionalizar a plataforma de negociação e queima de tokens, enquanto a Zedra administrará as reservas e fará a aplicação das regras do contrato e o banco Cité Gestion fará o recebimento dos depósitos e o gerenciamento dos títulos dos EUA.
Em outra operação, a Colb lançou em setembro do ano passado a tokenização de um certificado que replica o BlackRock World Technology Fund, da gestora BlackRock, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.
LEIA MAIS:
- Empresário de Bitcoin confirma que foi sequestrado por policiais por causa de dívida e cita Grupo Bitcoin Banco e BWA
- Provedora de internet do Japão, GMO, vai usar blockchain em seu novo negócio bancário on-line
- A maioria dos investidores institucionais detém ou planeja comprar criptomoedas, segundo pesquisa