Brasil em NFT: artista expõe fotografias pelo mundo, NFTexperiece inicia operações no país e Nike lança coleção de tênis digitais

As últimas notícias do mercado brasileiro de NFTs incluem a exibição das obras de Livia Elektra pelo mundo, a chegada de um novo marketplace ao mercado brasileiro, uma coleção dedicada a arrecadar fundos para educação popular e os novos sneakers digitais da Nike.

Enquanto seguem mantendo-se na dianteira do mercado mais amplo de criptomoedas em 2022, os NFTs também tem mobilizado criadores e empreendedores no Brasil. Acompanhe a seguir um panorama do mercado de tokens não fungíveis no país nos últimos dias.

NFTs de Livia Elektra em destaque pelo mundo

Considerada pela plataforma NFTPhotographers uma das 109 melhores fotógrafas do mundo que explora este novo formato midiático, a brasileira Livia Elektra foi convidada pelo projeto NFT “World of Woman“, a Code Green e o Vinci Airports para expor o seu trabalho em mais de 20 aeroportos do mundo inteiro ao lado de outros 22 artistas emergentes da cena de tokens não fungíveis.

A exposição dos NFTs acontece em aeroportos da França, Japão, Portugal, Costa Rica, República Dominicana, Brasil e Sérvia. Além disso, suas obras já apareceram em Los Angeles e em breve estará nos telões da Times Square, em Nova Iorque.

A artista que tem um trabalho reconhecido junto a grandes nomes da música pop brasileira também participa da NFT Liverpool 2022, no Reino Unido. As obras de Livia foram selecionadas por Keith A. Grossman, presidente da revista TIME, e serão expostas na Adelia Art Gallery, uma das galerias de arte pop e contemporâneas mais importantes da cena inglesa na atualidade.

Em paralelo, a fotógrafa vem desenvolvendo dois projetos que visam aumentar a participação da mulheres no mercado de arte digital e NFTs:

“Minha ideia é mudar completamente essa estatística feminina no mercado da arte. Quero ajudar as mulheres a ampliarem seus poderes, tanto na valoração, quanto na exposição de seus projetos.” 

O primeiro projeto é uma coleção de NFTs, ainda sem nome, cuja equipe de produção é composta majoritariamente por mulheres e integrantes da comunidade LGBTQIA+. Parte do lucro da coleção será destinado ao financiamento e ao suporte de projetos de NFTs de outras artistas mulheres. 

O segundo é uma plataforma de negociação de NFTs com foco em mulheres e na comunidade LGBTQIA+. A previsão é que ambos sejam lançados ainda este ano.

NFTexperience no Brasil

A NFTexperience é um marketplace de tokens não fungíveis que iniciou suas operações no Brasil no último domingo, 24. De acordo com o comunicado divulgado à imprensa, a plataforma oferece 250 mil NFTs que podem ser comprados utilizando a Binance Coin (BNB). O preço mínimo dos NFTs comercializados na NFTexperience é de aproximadamente R$ 150 (0,077 BNB).

Ações agressivas de marketing marcaram a entrada da NFTexperience no Brasil. No início do mês empresa promoveu uma ação no Viaduto do Chá, no centro de São Paulo, em que um personagem mascarado e misterioso, identificado como LordX distribuiu dinheiro vivo para os pedestres que passavam pelo local. Ele também tomou parte em ações de “caça ao tesouro” nas ruas do Rio de Janeiro e de Goiânia.

Agora, a NFTexperience promete realizar uma série de promoções para beneficiar os usuários da plataforma com viagens internacionais, veículos e criptoativos. Todos aqueles que utilizarem a plataforma para adquirir NFTs participarão dos sorteios através dos quais tais prêmios serão distribuídos.

Além disso, usuários qualificados da NFTexperience poderão participar de um clube de benefícios chamado Clã X, que terá grupos fechados no Telegram e no Discord e também no Metaverso.

Sediada em Malta, um paraíso fiscal na Europa, a NFTexperience não revela quem são os representantes legais da empresa.

Space Backpackers Crew: um projeto NFT com foco na educação

O Space Backpackers Crew é uma coleção brasileiro de NFTs idealizada por três desenvolvedores de software e um designer gráfico com foco na educação tecnológica para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

A coleção é composta por 5.000 NFTs criados a partir da arte generativa. Durante o processo de mintagem dos NFTs, oito características marcantes são combinadas a outros 120 itens para criar artes únicas e exclusivas. 

A primeira etapa de lançamento do Space Backpackers Crew ocorreu em 25 de março, no marketplace OpenSea, e deu origem a 2.200 NFTs. Até agora, a coleção movimentou um total de 0,04 ETH (aproximadamente R$ 576).

De acordo como os idealizadores do projeto, 50% de toda receita gerada pela coleção será destinado à criação de um fundo para financiamento de projetos gratuitos de educação tecnológica para comunidades carentes, conforme declarou Jonathan Cristovão do Amaral, co-fundador do Space Backpackers Crew a uma reportagem do portal Brasil NFT:

“Queremos expandir nossa influência e levar a nossa missão de educar a próxima geração fragilizada pelo ciclo da pobreza. Acreditamos na tecnologia como instrumento de mudança e é isso que estamos propondo.”

Nike Cryptokicks

O estúdio RTFKT, adquirido pela Nike em dezembro do ano passado, revelou ao mundo a nova coleção de tênis digitais da marca de artigos esportivos.

Intitulada “Nike Cryptokicks”, os tênis virtuais são mintados a partir de uma caixa misteriosa que foi distribuída gratuitamente a detentores de tokens do projeto Clone-X 

Os calçados virtuais estão disponíveis para pessoas que possuem os NFTs ‘Mnlth’, uma caixa misteriosa que foi dada gratuitamente a detentores de NFTs da coleção Clone-X. A coleção é composta por oito modelos diferentes e customizáveis.

Recentemente, o eminente colecionador de NFTs Cozomo de’ Medici, mais conhecido como Snoop Dogg, revelou seus segredos para identificar potenciais coleções de tokens não fungíveis de sucesso, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.

LEIA MAIS

Você pode gostar...