Brasileira 88 Insurtech se une a Coinbase, Bitcoin.com e Blockchain.com para lançar stablecoin e rede blockchain
A startup brasileira focada 88 InsurTech (88i), é a unica empresa nacional a participar do consórcio Celo (Alliance for Prosperity), união das principais empresas de Bitcoin e criptomoedas para lançar a “Celo Dollar”.
A startup brasileira focada em unir seguros e blockchain, 88 InsurTech (88i), anunciou em 12 de março que é a primeira (e única até o momento) empresa nacional a participar do consórcio Celo (Alliance for Prosperity), que é uma ‘união’ com as principais empresas do mundo do mercado de Bitcoin e criptomoedas, como a Coinbase, Blockchain.com, Bitcoin.com, Ledger, Abra e outras para o lançamento, entre outros, de uma stablecoin lastreada em dólares, a “Celo Dollar”.
A Celo, uma organização sem fins lucrativos lançada em 11 de março, e que tem a brasileira 88i como membro, destaca que seu objetivo é impulsionar a adoção das moedas digitais, “capacitando qualquer pessoa com um número de telefone para um futuro próspero”. A Celo anunciou também que sua blockchain, a Baklava, já está disponível para teste.
“A Alliance usará a tecnologia blockchain para reimaginar o futuro do dinheiro e criar ferramentas financeiras inclusivas. Desde o envio de dinheiro para casa através das fronteiras até a doação para uma organização humanitária, queremos garantir que o dinheiro chegue nas mãos certas – não nos bolsos de um intermediário”, disse o fundador da Celo, Rene Reinsberg.
O consórcio é uma resposta do setor de criptomoedas ao desenvolvimento do Libra e, praticamente, tem o mesmo objetivo, inserir os desbancarizados ao mundo financeiro e, embora não exista um esboço explícito de como cada membro contribuirá para a rede ou apoiará os construtores e aplicativos em potencial, eles se concentraram em uma variedade de casos de uso de impacto social.
“A Alliance for Prosperity nos dá uma nova chance de criar, interoperar e proteger novos aplicativos de serviços financeiros”, disse Gigi Gatti, Fundação Grameen
Segundo o comunicado de lançamento da rede, um dos objetivos é potencializar o trabalho móvel e online, permitir remessas mais rápidas e acessíveis, melhorar o fluxo de ajuda humanitária, facilitar pagamentos e permitir o microcrédito. Além da brasileira 88i, a Celo é composta por:
Abra; Alice; AlphaWallet; Anchorage; Appen; Ayannah; Andreessen Horowitz; B12; BC4NB (Blockchain for the Next Billion); BeamAndGo; Bidali; Bison Trails; Blockchain Academy Mexico; Blockchain.com; Blockchain for Humanity (b4h); Blockchain for Social Impact (BSIC); Blockdaemon; Carbon; cLabs; CloudWalk Inc; Cobru; Coinbase Ventures; Coinplug; Cryptio; Cryptobuyer; CryptoSavannh; eSolidar; Fintech4Good; Flexa; Gitcoin; GiveDirectly; Grameen Foundation; GSMA; KeshoLabs; Laboratoria; Ledn; Maple; Mercy Corps; Medadium; Moon. MoonPay; Pipol; Pngme; Polychain; Project Wren; SaldoMX; Semicolon Africa; The Giving Block; Utrust; Upright; Yellow Card.