Brasil Eco Fashion Week destaca blockchain em cadeias de produção para a moda sustentável

A moda sustentável é uma grande aliada da indústria blockchain em sua busca por maior adoção do mainstream.

O Brasil Eco Fashion Week, evento dedicado à moda sustentável e realizado de forma totalmente online neste ano devido à pandemia, destacou o uso de tecnologia blockchain nas cadeias de produção em busca de sustentabilidade. A informação é do portal O Semanário.

O evento neste ano foi transmitido no Youtube de graça e compreendeu 10 dias de atividades, com crescimento de 250% do público em comparação com 2019. As gravações foram na Unibes Cultural, em São Paulo.

O diretor-executivo do evento Rafael Morais comentou:

“Há expectativas para que o setor da moda lidere uma produção inovadora, circular e sustentável que atenda às exigências do meio ambiente e do mercado”

O evento reuniu 123 convidados vindos do Brasil, EUA, Inglaterra, Chile, Portugal e Índia, divididos em 33 painéis de conteúdo, 13 workshops e 18 showcases, reunindo 61 marcas de moda sustentável.

A especialista em Economia Criativa Cláudia Sousa Leitão, que falou sobre “Economia criativa como estratégia de desenvolvimento sustentável”, também diz no texto:

“Enquanto a confecção é um setor tradicional da indústria, o design de moda é o que vem transformando essa indústria. […] A moda deve se comprometer com o desenvolvimento sustentável que valorize e promova maior projeção aos saberes locais e toda a biodiversidade natural e cultural do país”

A empresa uruguai de blockchain Blockfashion foi uma das parceiras do evento. A empresa estimula a transparência e rastreabilidade de matérias-primas na cadeia de produção de moda com criptografia em blockchain.

As cadeias de produção foram um tema central no evento, que também tratou de ecodesign, desenvolvimento sustentável, proteção da cultura e da biodiversidade e consumo consciente.

O espaço também reuniu desenvolvedores, criadores, pesquisadores e lideranças da indústria, com o objetivo de criar uma rede de relacionamento entre os atores da produção da moda sustentável: O diretor-executivo do evento completou:

“A partir do compartilhamento de informações e experiências podemos gerar novas oportunidades de negócios para a moda sustentável”

A moda sustentável é uma grande aliada da indústria blockchain em sua busca por maior adoção do mainstream. Em novembro, a IBM fez uma parceria com uma empresa de blockchain para desenvolver uma rede para as cadeias de produção do setor de moda.

LEIA MAIS

Você pode gostar...