Bored Ape Yacht Club e o futebol inspiram coleção brasileira de NFTs que promete novo ‘verão da lata”
Gerados por algoritmos, criptoativos prometem experiências exclusivas no metaverso e no mundo físico.
Os macacos entediados Bored Ape Yacht Club (BAYC) estão fazendo escola e um dos projetos inspirados na badalada coleção de tokens não fungíveis (NFTs) é brasileiro. Trata-se da “Sociedade Mecânica de Futebol”, uma coleção de NFTs de avatares que também misturam características de humanos e robôs, além da paixão nacional pelo futebol. A coleção, que será lançada em novembro durante a Copa do Mundo do Catar, promete a interação entre o mundo físico e o metaverso, com eventos e experiências exclusivas.
Em tom irreverente, a página oficial do projeto no Twitter anuncia que o “verão da lata vem aí”. A expressão ficou conhecida em todo o Brasil em setembro de 1987, embora não fosse verão. Na ocasião, 22 toneladas de maconha, escondidas em latas semelhantes às de leite em pó, foram lançadas ao mar pela tripulação de um navio que vinha da Austrália, já que a tripulação havia tomado conhecimento de que seria interceptada pela polícia. As latas foram encontradas por pescadores, elas estavam boiando próximas ao litoral de Maricá, no estado do Rio de Janeiro.
Segundo a Época, o projeto dos criptoativos conta com um investimento inicial de R$ 250 mil e foi idealizado pelo brasileiro Alex de Abreu e o canadense Andre Klug. Já a estética dos avatares foi elaborada pelo ilustrador PR Soliver e pelo estilista Antônio Frajado, além do roteiro e storytelling assinados por Gabriel Baptista e Renan Flumian. Os criptoativos são gerados por algoritmos e também servem como fotos de perfil (PFP)
Construída na rede blockchain Ethereum (ETH), a coleção promete fomentar uma comunidade interativa por meio dos avatares ao promover eventos e experiências exclusivas por meio da Web3, metaverso e o mundo físico, o que é um sinal de que os NFTs também funcionarão como utility tokens ao desbloquearem experiência exclusivas. o que também deverá acontecer por meio de lançamentos em lotes que, além de NFTs, incluem jogos, criptomoedas e produtos físicos.
“A Sociedade Mecânica de Futebol é fundada primeiro por um time composto por robôs da história, com uma torcida apaixonada e esquemas táticos inteligentes”, explicaram os idealizadores.
Pelo que se pode perceber pela página da Sociedade Mecânica de Futebol no Twitter, os personagens são apresentados com uma abordagem bem humorada. Por exemplo, o “Teemu”, um limpador de fossas e banheiros químicos no asfalto, técnico de climatização no morro, “diz” em uma publicação:
“Um sujeito abaixou o vidro do carro e eu já estava me preparando para o pior. Mas ele soltou: tá bonitão, hein, De Niro.”
Teemu – limpador de fossas e banheiros químicos no asfalto, técnico de climatização no morro pic.twitter.com/Y0vWsqL48q
— sociedade mecânica de futebol (@socMecanica) May 6, 2022
No próximo dia 11 de agosto está prevista a primeira ação física relacionada à coleção, uma conversa com Alex de Abreu durante o evento Gentlemen’s Day, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Na loja Prada, além da “Sociedade Mecânica de Futebol”, ele deverá falar sobre o mercado de NFTs e de sua experiência no NFT.NYC 2022, um dos maiores eventos mundiais voltados ao setor.
Quem também está correndo em direção aos NFTs é a GT, equipe de corrida apoiada pela Lamborghini, que vai usar os tokens não fungíveis na certificação de peças de corrida, conforme noticiou o Cointelegraph.
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