Bolsa de valores de Malta usará blockchain para negociações
Notícias do Bitcoin Brasil
Hoje, através do press release realizado pela OKEx, maior bolsa de ativos digitais por volume de trading, foi anunciado que a Bolsa de Valores de Malta (MSX), em parceria com a OKEx, irá desenvolver uma plataforma para negociação de ativos digitais e valores mobiliários tradicionais.
No começo do mês anunciamos que a bolsa de valores suíça, SIX, começaria a utilizar o blockchain para negociações, liquidações e custódia de ativos digitais e títulos já existentes. A bolsa seguiu a tendência criada pela Australia Securities Exchange (ASX), que já havia anunciado no ano passado pareceria com a Digital Asset para substituir o atual sistema de liquidação de ativos financeiros pelo blockchain.
O modelo da parceria será através da criação de uma Joint Venture, que recebeu o nome de OKMSX. A nova exchange utilizará as operações já existentes da OKEx para ativos digitais, conjuntamente com os 26 anos de experiência da MSX para negociação de ativos tradicionais, cujo repertório inclui vasto conhecimento dos processos de compliance e due diligence necessários. A plataforma tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2019.
Joseph Portelli, presidente da Bolsa de Valores de Malta, disse: “Malta está à beira de se tornar um centro de excelência dentro do panorama global de inovação digital. Estamos entusiasmados por nos unirmos à OKEx, uma empresa líder no setor de criptomoedas, para alavancar nossa expertise na área de conformidade e regulamentação para realmente ser um pioneiro no setor de security token. ”
Além disso, outro interessante press release realizado pela Neufund foi liberado hoje, anunciando parceria com Binance e a própria Malta Stock Exchange para criação de uma bolsa de valores descentralizada. A relação entre as duas parcerias divulgadas ainda não está clara. Portelli, em nova declaração, anunciou: “Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas à Neufund como nosso principal parceiro na construção de uma bolsa baseada no blockchain que seja totalmente integrada aos mercados financeiros estabelecidos. Com o próximo projeto piloto, nos tornamos pioneiros mundiais em finanças digitais ”.
As novas parcerias e projetos confirmam a necessidade de atualização das bolsas de valores tradicionais. Aguardemos o lançamento das plataformas para avaliar se a adaptação ao blockchain terá sucesso e se será a forma mais eficiente de negociar ativos mobiliários.
________________________________________________________________________________________________
Thiago Gonçalves do Nascimento da Costa – Head of Research e Fundador da Blockchain Insper, estudante de economia no Insper
________________________________________________________________________________________________
O post Bolsa de valores de Malta usará blockchain para negociações apareceu primeiro em Bitcoin Brasil.