Bolsa cripto sul-americana Buda.com procura ajuda do presidente colombiano para reabertura
O banco de criptomoedas sul-americano Buda.com pediu ao presidente colombiano, Iván Duque, para ajudar a reabrir suas operações no país, informou o jornal local La Republica em 21 de setembro.
Câmbio de moeda digital O site Buda.com – que possui cerca de 35.000 contas na Colômbia – encerrou suas operações em 20 de junho, depois que os bancos do país decidiram fechar todas as contas da bolsa “pela falta de garantias”.
O movimento foi declaradamente espontâneo; os bancos confirmaram que fecharam as contas sem fornecer maiores explicações. A bolsa subsequentemente experimentou dificuldades técnicas, enquanto uma carta de um oficial de controle financeiro colombiano lembrou aos bancos que eles não estão autorizados a interagir com plataformas de criptomoeda.
Agora, o site Buda.com, juntamente com seus usuários e a associação de criptomoedas do país, solicitaram ao presidente Duque que reabra a plataforma de negociação, dizendo:
“De acordo com os últimos pronunciamentos do presidente sobre a promoção de novas tecnologias no país, criando espaços e benefícios para tecnologias como blockchain e criptomoedas, levaram a empresa de origem chilena a voltar a insistir na reabertura de suas operações na Colômbia, o presidente pode interceder em seu nome”.
Na carta, Alejandro Beltrán, Gerente Nacional para a Colômbia no Buda.com, afirma que a bolsa só pede para ter acesso a serviços bancários básicos para iniciar as operações, enfatizando que a empresa contribui para a educação de novas tecnologias e pode ajudar a Colômbia. desenvolver uma indústria de criptomoedas saudável e segura.
O presidente Duque demonstrou anteriormente uma abordagem aberta às startups de criptomoedas e blockchain, tendo prometido reduzir os impostos de aluguel para as empresas de criptos. Duque teria dito que a implantação de tecnologias avançadas poderia ajudar o estado a combater a corrupção, bem como melhorar áreas como segurança, justiça e medicina. Ele propôs alavancar blockchain e IA para rastrear fundos públicos e detectar anormalidades.
Em abril, o tribunal anti-monopólio do Chile publicou uma decisão ordenando que dois bancos reabram as contas de Buda depois que a bolsa entrou com ações judiciais contra dez bancos, incluindo os dois mencionados anteriormente.
Fonte: Cointelegraph