BNDES seleciona startups brasileiras de blockchain e criptoativos em programa de financiamento

O CEO da QR Capital, Fernando Carvalho, disse que programa deve acelerar desenvolvimento e abrir capitalização ainda em 2019

A Owl Docs, que oferece plataforma de gestão de documentos e assinaturas digitais em blockchain, e a gestora de criptoativos QR Capital estão entre as 30 empresas de tecnologia que integrarão o programa de financiamento de startups do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A notícia foi divulgada nesta quarta-feira, 20 de março.

O Programa BNDES Garagem – Aceleração, segundo seu website oficial, “visa a ajudar startups a crescer e ganhar escala, através do acesso a uma ampla rede de mentores, potenciais investidores e parceiros”. 

As startups selecionadas passarão por “seis meses de aceleração, a começar no dia 8 de abril, e terão acompanhamento dos gestores da aceleradora Liga Ventures e do hub de inovação global Wayra”, diz o comunicado.

O comunicado divulgou as impressões do CEO da QR Capital, Fernando Carvalho, que ressaltou a importância da seleção para a empresa e disse que espera abrir capitalização ainda em 2019:

“Para a QR, é antes de tudo um reconhecimento […]. Teremos acesso a uma rede de advisors do programa, como a Liga Ventures, que nos trará a vantagem de aprender com quem já empreendeu, errou e acertou. É uma ótima oportunidade de acelerar o projeto, um primeiro movimento para ter acesso a investidores e venture capital para uma rodada de capitalização já planejada em 2019.”

O programa do BNDES será dividido para startups em três estágios distintos: a Product/Market Fit, para empresas que tenham o produto e precisem de apoio na validação; a Go Comercial!, para aquelas que já iniciaram as vendas e começam a tracionar no mercado; e a Scale UP!, orientada às aceleradas que necessitam de globalização e ganho de escala.

As empresas selecionadas pelo programa BNDES Garagem do banco estatal brasileiro devem apresentar soluções e produtos para diversas áreas, entre as quais blockchain, soluções financeiras, economia criativa, internet das coisas, segurança, educação, sustentabilidade e saúde. O Rio de Janeiro foi estado que teve mais empresas selecionadas, seguido de São Paulo e Rio Grande do Sul.

A QR Capital é uma fintech de investimento em criptoativos criada em 2017. A empresa anunciou, em fevereiro deste ano, um acordo operacional com a maior exchange brasileira, a Foxbit. 

Já a Owl Docs é uma startup que oferece plataforma de proteção e gestão de dados, documentos e assinaturas digitais em blockchain. A empresa foi vencedora do Programa Ahead | IBM Watson, organizado pela IBM e pela Startup Farm, em 2018.
 

Você pode gostar...