BlueBenx anuncia plano de reestruturação com ressarcimento a clientes, mas limita valores devolvidos a R$ 2 mil
Apenas 150 dos 404 clientes que solicitaram resgate de fundos até 25 de julho serão contemplados em um primeiro momento.
Suspeita de fraude após suspender os saques de fundos de clientes mantidos em sua plataforma de investimentos em criptomoedas, a BlueBenx anunciou na quarta-feira, 24, que a partir de 15 de setembro iniciará o ressarcimento parcial de parte dos investidores prejudicados. O comunicado enviado aos clientes por e-mail é assinado pelo próprio CEO da BlueBenx, Roberto Cardassi.
A primeira etapa do plano de reestruturação da empresa prevê o pagamento de até R$ 2 mil a cerca de 150 dos 404 clientes que solicitaram o resgate de seus fundos até 25 de julho. O comunicado informa ainda que os montantes a serem devolvidos serão calculados “levando-se em conta a cotação do token BENX antes da queda do preço”, sem explicitar com exatidão o valor.
Em sua primeira etapa, no entanto, o plano de recuperação terá um alcance limitado. A própria empresa assumiu que, ao todo, 2.500 de seus 25.000 clientes tiveram os saques bloqueados. Clientes que entraram na Justiça para reaver o dinheiro investido através da BlueBenx não serão contemplados e terão que aguardar o desdobramento dos processos nos tribunais.
O BENX é o token nativo da BlueBenx e sofreu forte desvalorização diante dos últimos acontecimentos envolvendo a empresa. Em 25 de julho, o token perdeu mais de 99% do seu valor em minutos, supostamente em função do alegado golpe sofrido pela empresa, de acordo com dados do CoinMarketCap.
Desempenho do BENX nos últimos 90 dias. Fonte: CoinMarketCap
Bloqueio dos saques
Em 11 de agosto, a BlueBenx enviou um e-mail aos clientes anunciando a suspensão dos saques, alegando ter sido vítima de um ataque hacker. Cinco dias depois, o próprio CEO da empresa, Roberto Cardassi apresentou uma nova versão para o sumiço de US$ 200.000 em USDT e 25 milhões de unidades do BENX, o token nativo da plataforma.
De acordo com a versão retificada, a BlueBenx teria sido vítima de um golpe perpetrado por um falso funcionário da exchange asiática Bitrue durante negociação para listagem do BENX na plataforma de negociação da empresa. Cardassi e o vice-presidente de operações da BlueBenx, William Batista, pediram um voto de confiança aos clientes, e afirmaram que pretendem ressarcir todos os clientes da empresa no máximo até 2023.
No comunicado enviado aos clientes anunciando os desdobramentos iniciais do plano de reestruturação, Cardassi reafirmou o compromisso de honrar a devolução dos fundos:
“A empresa tinha programado a elaboração da reestruturação no prazo de 180 dias, mas felizmente vamos conseguir iniciar os pagamentos em pouco mais de um mês. Isso reforça a nossa sinalização ao mercado de que estamos extremamente empenhados em honrar todos os compromissos de uma maneira ágil e transparente.”
O comunicado esclarece ainda que o ressarcimento anunciado na quarta-feira foi viabilizado mediante a venda de bens da empresa. Como as contas da BlueBenx estão bloqueadas pela Justiça desde a última sexta-feira ,19, os pagamentos serão realizados por meio de um intermediário.
Conforme noticiou o Cointelegraph Brasil recentemente, o juiz Daniel Fabretti, da 5ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou o arresto cautelar parcial dos bens da BlueBenx e de seus sócios, depois que um clientes supostamente lesado entrou com uma ação contra a empresa no TJ-SP. Em sua decisão, o juiz menciona que há indícios de fraude no caso.
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