Bloomberg: Noble Bank de Porto Rico perde clientes Tether e Bitfinex, e procura comprador

Fontes disseram à Bloomberg que o Noble Bank de Porto Rico perdeu a Tether e a Bitfinex como clientes e está procurando compradores.

O Noble Bank International, de Porto Rico, que é conhecido por abrir as contas do Tether, que tem o apoio do dólar, e da casa de câmbio Bitfinex, está supostamente procurando um comprador, informou a Bloomberg na quinta-feira, 2 de outubro.

Citando uma pessoa não identificada familiarizada com o caso, a Bloomberg informa que o Noble Bank perdeu a Tether e a Bitfinex como clientes, entre outros, e atualmente está em busca de um comprador. O banco, cujas fontes disseram a Bloomberg não é mais lucrativa, pode ser vendido por um preço entre US $ 5 e US $ 10 milhões, que é formado principalmente pelo valor de sua licença porto-riquenha para operações financeiras internacionais.

Os funcionários do Noble Bank se recusaram a comentar o assunto à Bloomberg, enquanto o Tether e o Bitfinex não estavam imediatamente disponíveis para os comentários.

Em 2017, o banco norte-americano Wells Fargo descartou a Tether e a Bitfinex – que compartilham um CEO, Jan Ludovicus van der Velde – como clientes, observa a Bloomberg. As duas entidades também teriam recebido intimações de reguladores dos EUA em 6 de dezembro de 2017, com o ímpeto para elas ainda incerto.

A Tether e a Bitfinex estavam procurando outros bancos quando o Noble – um dos dois únicos bancos de reservas completas em Porto Rico que opera publicamente com ativos cripto – surgiu como uma opção possível, de acordo com um relatório da Bitmex.

Enquanto Tether rompeu relações com seu auditor em janeiro de 2018, uma auditoria não oficial de Tether em junho informou que o stablecoin tem reservas suficientes em dólar para sustentar suas fichas. Bloomberg observa que a Noble foi auditada pelo regulador bancário de Porto Rico no ano passado em uma medida que “levantou preocupações”, mas que o banco não foi “culpado publicamente”.

Como especialistas disseram ao Cointelegraph no início de 2018, Porto Rico era visto por muitos como um possível paraíso da criptomoeda, já que os contribuintes dos EUA não eram obrigados a incluir receitas de fontes dentro de Porto Rico em suas declarações fiscais. No entanto, esperava-se que o Serviço de Receitas Internas dos EUA (IRS) e as autoridades locais da ilha interviessem na situação a fim de obter “bilhões” de tributação criptografada.

Em uma possível concorrência com a Tether, três novos stablecoins respaldados pelo dólar americano foram lançados em setembro deste ano. No começo do mês, a Paxos e a Gemini anunciaram separadamente dois stablecoins chamados de “Gemini dollar (GUSD)” e “Paxos Standard (PAX)”, ambos apostados 1:1 com criptomoeda. Mais tarde, a Circle Internet Financial lançou o seu próprio token digital com o nome do USD, denominado “USD Coin”.

De acordo com dados da CoinMarketCap, a Bitfinex teve uma queda de 23% no volume de negociações diárias na segunda-feira, 2 de outubro.

Você pode gostar...