CEO da Blockstack diz que ‘Bitcoin é uma solução DeFi melhor do que muitos pensam’
Bitcoin é uma criptomoeda segura, enquanto o Ethereum tem sido um “pioneiro” quando se trata de contratos inteligentes.
À medida que o interesse em contratos inteligentes aumenta, alguns Bitcoiners estão se perguntando: por que o Bitcoin (BTC) também não pode se tornar a base para contratos inteligentes, em vez do Ethereum (ETH)?
Muneeb Ali, cofundador e CEO da plataforma de código aberto Blockstack, acredita que a melhor maneira de criar uma Internet de propriedade do usuário “é ancorar aplicativos e contratos inteligentes à rede Bitcoin de uma maneira que use o Bitcoin como moeda de reserva e sua poderosa blockchain como mecanismo de segurança.”
Em uma conversa com o Cointelegraph, Ali afirmou que o Bitcoin é o rei das blockchains há mais de uma década, pois a maioria das pessoas reconhece que a rede Bitcoin é “incomparável” quando se trata de segurança:
“Acreditamos que a nova blockchain Stacks 2.0, atualmente em testnet, possui uma solução para tornar o Bitcoin a base para contratos inteligentes na Web 3.0. Com a linguagem de programação de contratos inteligentes Clarity e o mecanismo de Prova de transferência, os desenvolvedores podem criar contratos inteligentes em uma linguagem muito mais segura e previsível.”
Ethereum como pioneira em contratos inteligentes
Tradicionalmente, a blockchain do Bitcoin é reconhecida como uma rede segura, enquanto a Ethereum tem sido a “pioneira” quando se trata de contratos inteligentes, de acordo com Ali. O fundador da Blockstack aprofundou a discussão:
“A linguagem de script limitada do Bitcoin tem sido vista como uma quebra de negócio para desenvolvedores que desejam criar dapps ou implantar contratos inteligentes. Como resultado, muitos desenvolvedores acabam construindo suas próprias blockchains, esperando inicializar protocolos nativos de prova de trabalho ou prova de participação, mas esses tendem a ser muito menos seguros. Um dos resultados é que os desenvolvedores assumem que a Ethereum é mais adequada para o lançamento de contratos inteligentes, mas acredito que isso seja prematuro.”
Ali também apontou que o futuro da Internet não será uma “troca de conveniência por segurança”, mas amarrará essa segurança a aplicativos da Web de uma maneira que usa o Bitcoin como moeda de reserva e sua blockchain como mecanismo de segurança.
DeFi na rede Bitcoin
Em relação à era da web 3.0, Ali acha que o mais importante é o recente “aumento da conversa sobre as possibilidades de ‘DeFi no Bitcoin'”. Para o fundador da Blockstack, isso significa que mais pessoas procuram ancorar na segurança do Bitcoin quando se trata de produtos financeiros:
“Muitas pessoas pensam que é mais fácil recriar o Bitcoin sobre a Ethereum, mas na verdade faz mais sentido criar a funcionalidade Ethereum sobre o Bitcoin. A adoção disso ainda é incipiente, mas as pessoas definitivamente estão começando a perceber o valor de construir no ecossistema Bitcoin, e não paralelo a ele.”
Leia mais:
- Bitcoin quebra US$ 11.600 pela primeira vez em um ano; traders esperam US$ 15.000
- ‘Base de usuários de DeFi precisa ser mais descentralizada’, diz o ex-executivo da ConsenSys
- No mês em que completa 5 anos, Ether cresceu 50%: o que explica o rali?
- Legislatura do estado de Nova Iorque propõe a criação de força-tarefa de criptomoeda
- Gigante dos Cosméticos Lush Aceita Bitcoin
- Binance renomeia seu mercado de USDT para o mercado de Stablecoin combinado
- Cinco pessoas são presas por supostamente torturar até a morte empresário de Bitcoin na Índia