Tecnologia blockchain mudará a declaração do imposto de renda
Modelo utilizado para declarar tributo pode ser automatizado através de mudança no gerenciamento de dados.
O atual modelo de declaração de imposto de renda pode chegar ao fim com a tecnologia blockchain. Pelo menos essa é a afirmação do especialista em tributação Hartwig Hoffmann, que garante que a transformação é apenas uma questão de tempo, segundo o CriptoFácil.
Em palestra durante o CryptoValley Festival 2020, Hoffmann falou sobre o uso da tecnologia em um modelo de tributação que pode acabar com a declaração realizadas através de formulários preenchidos por contribuintes, conforme destacou também o Panorama Cripto.
Hartwig Hoffmann faz parte da área de tributação internacional da EY, que estuda soluções digitais para impostos. Para o especialista, o uso da tecnologia blockchain em modelos de declaração de impostos “é garantido, a questão é quando” isso pode acontecer.
Blockchain como modelo de imposto de renda
A tecnologia blockchain foi criada em 2008 e pode em breve ser responsável por um modelo de declaração de imposto de renda mais universal e transparente que a forma como o tributo é declarado atualmente.
De acordo com Hartwig Hoffmann, até então existem cinco níveis de gerenciamento de dados que definem os modelos para declaração de imposto utilizados em todo o mundo. No nível 1, por exemplo, a declaração de imposto é resumida apenas no preenchimento de formulários eletrônicos pelos contribuintes.
- Receita Federal declara que usará informações da IN 1888 para identificar fraude no Imposto de Renda
Encontra-se neste nível 1 os Estados Unidos, onde não há um controle minucioso de informações, segundo Hoffmann. Os níveis representam ainda mais autonomia em relação aos dados gerados para o imposto de renda.
Enquanto o nível 1 é representado apenas pelo preenchimento do formulário eletrônico do tributo, no nível 4 as informações disponibilizados nas declarações são confrontadas, através do cruzamento de dados.
Por fim, o Nível 5 representa um modelo de declaração de imposto de renda automatizado, onde os órgãos fiscalizadores não precisam de formulários preenchidos pelos contribuentes. Nesse caso, a tecnologia blockchain poderia ser utilizada no gerenciamento de informações.
Economia digital
O especialista acredita que a tecnologia blockchain será impulsionada pela economia cada vez mais digital. Assim, durante o evento online CriptoValley Festival 2020, Hoffmann falou sobre a “tokenização de ativos” que pode ser uma ‘ferramenta de cobrança’ oferecida na declaração que utiliza a tecnologia blockchain.
Dessa forma, os tributos poderiam sofrer um controle maior com um gerenciamento de dados inteligente, permitindo até a cobrança de impostos a partir de tokens que o governo tivesse acesso às chaves privadas.
Novo Imposto para o Bitcoin
Enquanto o especialista Hartwig Hoffmann defende o uso da tecnologia blockchain em um modelo de declaração de imposto de renda, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) prepara um novo imposto para o Bitcoin.
Assim, o projeto do modelo de imposto para criptomoedas, que pode ser seguido por vários países inclusive o Brasil, foi apresentado no “Relatório do Secretário-Geral da OCDE sobre impostos para Ministros das Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20 – Outubro de 2020”, e pode ser apresentado oficialmente pela OCDE em 2021.
“Os reguladores ainda estão nos estágios iniciais de consideração das moedas virtuais.”
Leia Mais:
- Bitcoins declarados no Imposto de Renda podem ser bloqueados pela Justiça
- Receita Federal declara que usará informações da IN 1888 para identificar fraude no Imposto de Renda
- Criação de novo imposto para Bitcoin e transações digitais divide opiniões entre tributaristas
- Empresário brasileiro cria criptomoeda que transforma consumo em financiamento social
- Mais notícias ruins para o Bitcoin chinês, ICO e mercado de criptomoedas
- Ripple fala com chefes do Banco Popular da China pelo mercado chinês de Blockchain
- O que causou a queda temporária do preço do NEO e o que esperar