Empresa cearense especialista em blockchain é selecionada para programa de aceleração global sustentável

É do Ceará a única empresa brasileira selecionada para participar do Celo Camp Startup Pathway, um programa de aceleração e mentoria virtual que orienta startups de tecnologia descentralizada na construção de negócios escaláveis e sustentáveis na Celo

É do Ceará a única empresa brasileira selecionada para participar do Celo Camp Startup Pathway, um programa de aceleração e mentoria virtual que orienta startups de tecnologia descentralizada na construção de negócios escaláveis e sustentáveis na Celo.

O projeto “dWater Credit”, uma iniciativa da cearense Blockchain One, em parceria com a SDW for All, procura utilizar a tecnologia blockchain para ofertar ao mercado e à sociedade uma alternativa solidária que beneficiará milhares de famílias sem acesso à água potável e saneamento básico.

De acordo com o CEO da Blockchain One, Dan Stefanes, através de protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) que envolvem o uso de criptomoedas estáveis e voláteis, o projeto irá ofertar crédito para a aquisição e instalação de tecnologias sociais capazes de resolver o problema da falta de água potável em comunidades carentes.

“O programa Celo Camp é uma grande oportunidade para a Blockchain One se apropriar dos recursos e capacidades da tecnologia de código aberto da Celo, uma rede Blockchain pensada para sustentabilidade e prosperidade. Esperamos oferecer aplicações descentralizadas para organizações que buscam evoluir projetos de impacto social e Environmental, Social and Corporate Governance (ESG). Temos uma equipe multidisciplinar que desenvolve aplicações para redes Blockchain da Ethereum, Binance Smart Chain, Polygon, Klaytn e Hyperledger, e agora, com essa oportunidade, estaremos conectados à Celo”, diz Stefanes.

O projeto prevê, a longo prazo, a criação de uma organização de governança descentralizada (DAO), que garanta a participação colaborativa de todos os detentores do criptoativo dWater na tomada de decisões e seja responsável pela evolução do projeto.

Blockchain

A ideia de levar água potável a comunidades mais distantes veio da jovem cientista Anna Luísa Bezerra, que desenvolveu o projeto Aqualuz, única tecnologia no mundo para tratar a água de cisternas com luz solar, com foco em áreas rurais sem acesso à água.

A SDW, startup socioambiental com reconhecimento da ONU, tem a missão de desenvolver tecnologias hídricas que mudam vidas.

“Desde criança eu sonhava em ser cientista e mudar o mundo. Aos 15 anos, fiquei muito intrigada com o problema da seca no sertão e me senti determinada a fazer algo a respeito, assim nasceu o Aqualuz, em 2013. Ao passo que eu fui entendendo maior a realidade da seca, e percebendo que apenas uma solução não ia ajudar, fui em busca de como que o problema global que afeta dois bilhões de pessoas, poderia ser resolvido de forma prática. Foi aí que surgiu a ideia do dwater.credit. Uma forma de viabilizar investimento em água e saneamento diretamente para as pessoas que mais precisam, e contando com uma rede de parceiros no mundo inteiro”, explica.

A iniciativa foi recentemente selecionada para o programa Celo Camp Startup Pathway 2021, criado e administrado pela Upright em colaboração com a Fundação Celo, um programa de aceleração e mentoria virtual que orienta startups de tecnologia descentralizada na construção de negócios escaláveis e sustentáveis na blockchain Celo.

A Celo Network é uma rede pública e de código aberto baseada na tecnologia blockchain que se propõe a fornecer infraestrutura e ferramentas capazes de desenvolver soluções de finanças descentralizadas que sejam acessíveis a qualquer um que tenha um smartphone.

A rede é mantida e desenvolvida pela Fundação Celo, uma organização sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos.

Orientada pelos princípios da comunidade Celo, a Fundação contribui para a educação, pesquisa técnica, saúde ambiental, envolvimento da comunidade e alcance do ecossistema – atividades que apoiam e incentivam um sistema financeiro inclusivo que cria as condições de prosperidade para todos.

LEIA MAIS

Você pode gostar...