Blockchain pode ser a força da recuperação econômica, diz Fórum Econômico Mundial

A atual crise financeira levantou um grande desafio para as cadeias de suprimento no mundo todo. No entanto, esse é um setor crítico para a recuperação econômica e em meio a pandemia do Coronavírus, a Blockchain pode ser a resposta para esse setor.

A cadeia de suprimento engloba grande parte da entrega de materiais e de produtos em diferentes níveis da indústria. Com a necessidade de isolamento social em meio a pandemia, muitas partes dessa cadeia acabaram perdendo força de trabalho.

Todo esse desafio, no entanto, apresenta uma ótima oportunidade para novos casos de uso da Blockchain, que pode se tornar a mantenedora da confiança e integridade em meio a automação de diferentes linhas de produção.

Como foi apontado por Nadia Hewett, líder de projeto de Blockchain e Ledger Distribuído do Fórum Econômico Mundial, em um artigo da Forbes:

“Para fazer as cadeias de suprimento serem mais resilientes, é necessário ter transparência e integridade entre diferentes domínios, o que pode ser melhorado através do uso das tecnologias de blockchain.”

Nesse momento durante e no momento pós coronavírus, a blockchain pode oferecer uma automatização da confiança. Melhorando consideravelmente a transparência e integridade de produtos da origem ao destino final.

Coronavírus aumentou a demanda por transparência

A pandemia desde o seu começo exacerbou um problema com a cadeia de suprimento em diferentes setores, a falta de transparência e a possibilidade de verificar a procedência de diferentes produtos.

Durante a pandemia, vários países afetados tiveram problemas com a falta de EPI e a possibilidade de verificar a procedência e efetividade dos que estavam sendo comprados. Com boa parte da cadeia de produção parada, esse processo todo se tornou ainda mais difícil.

A blockchain, como camada verificadora, poderia garantir níveis de produção similares, sem deixar de lado a possibilidade de verificar a procedência e eficiência de qualquer produto ou matéria prima.

“Seja em produtos de proteção pessoal para hospitais ou mercados comprando carne, agora mais do que nunca, as cadeias de suprimento estão dependentes na confiança, transparência e resiliência.

Esses fatores vão determinar a velocidade da recuperação econômica.”, destaca o artigo do Fórum Econômico Mundial.

O artigo também destaque que, nesse caminho que estamos trilhando para sair da crise do coronavírus, a blockchain tem o potencial de contribuir para um sistema de comércio equitativo para consumidores e produtores.

Blockchain muito além do coronavírus

A Blockchain pode se tornar um importante ponto na logística do mundo todo.

Claro, essa crise irá acabar, no entanto, o seu impacto ainda vai ser sentido por décadas. Mas muito além disso, a necessidade de mais transparência já estava sendo fomentada muito antes do vírus.

Com o crescimento da consciência social de diversos consumidores, as marcas agora precisam oferecer para eles a certeza da procedência de um produto adequado.

Como saber que o cacau de uma empresa não é feita em plantações com trabalho escravo? Ou como saber que a carne que você compra foi produzida em fazendas com animais vacinados e saudáveis?

A tecnologia de blockchain e a sua descentralização oferece justamente a possibilidade de ter essas informações diretamente na embalagem de um produto, com um simples uso do QR Code.

Até mesmo as temperaturas pela qual o produto foi submetido durante o armazenamento podem ser registradas. Tudo isso, sem a possibilidade de adulteração.

Com essa nova realidade, movida tanto pelo maior interesse social e com o gatilho no coronavírus, a blockchain tem força para se tornar um dos motores da recuperação econômica.

Enquanto isso, no setor financeiro, as criptomoedas são destaque para o futuro, lembrando que esses ativos digitais possuem a base na blockchain.

Saiba mais em Blockchain pode ser a força da recuperação econômica, diz Fórum Econômico Mundial

Você pode gostar...