Blockchain já ajudou a registrar mais de 243 mil documentos nos cartórios do Brasil

A tecnologia blockchain ja ajudou a autenticar cerca de 234.883 páginas de documentos em todos os cartórios do Brasil que trabalham com a solução digital do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil, o e-Notoriado

A tecnologia blockchain ja ajudou a autenticar cerca de 234.883 páginas de documentos em todos os cartórios do Brasil que trabalham com a solução digital do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil, o e-Notoriado.

Lançado oficialmente no ano passado depois de uma ergulamentação emitida pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) a plataforma permite que cidadãos de todo o país realizem diversos serviços por meio de videoconferência, sem a necessidade de deslocamento, podendo acessar o tabelião diretamente por um computador, tablet ou celular.

Entre os serviços disponíveis estão os diversos tipos de escrituras – compra e venda, divórcios, doações, inventários, partilhas -, testamentos, atas notariais, procurações e autenticação digital.

Seguno o Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil, desde o seu lançamento a plataforma segue em crescimento contínuo e já conta com mais de 1,8 mil tabelionatos cadastrados como Autoridades Notariais e 43,6 mil Certificados Digitais e-Notariado emitidos.

Ainda segundo o Conselho em 10 meses, foram lavradas mais de 37,5 mil escrituras por todo o País, com 6.161 atos feitos apenas em março. Já as procurações, somaram 12,5 mil, também com um pico de 2.055 realizadas nos últimos 30 dias.

“Os indicadores mostram que a utilização da plataforma está em franco crescimento, batendo marcas mensais e concretizando a aderência cada vez maior da população, de profissionais e autoridades”, destacou o comunicado.

Novos módulos

A plataforma também conta com importantes atualizações, com novos módulos que integram funcionalidades e serviços ao e-Notariado, como o Cadastro Único de Clientes (CCN), que traz maior seguridade ao reconhecimento de pessoas e tem mais de 55,8 milhões de CPFs cadastrados, tornando-se a cada dia uma das bases de dados mais sólidas do País.

Dentre as novas funcionalidades, como a possibilidade de emissão de Certificados e-Notariado por meio de videoconferência e a assinatura de atos em lote para clientes, o novo módulo de Certidões, lançado em dezembro de 2020, já emitiu 4.348 documentos.

“Alcançar 50 mil atos online em 10 meses mostra a força que o Brasil tem, colocando o País como um dos maiores exemplos de integração digital pelo notariado do mundo. Caminhamos para cada dia mais oferecer praticidade, modernidade, segurança e facilidade a todos os agentes nos tabelionatos do País, crescendo com o e-Notariado não apenas em número, mas também em relevância”, afirmou a presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira.

LEIA MAIS

Você pode gostar...