Empresa blockchain Digital Asset integra linguagem de contratos inteligentes com a Hyperledger
A Digital Asset integrará sua linguagem de contrato inteligente DAML com plataforma modular para ledgers distribuídos Hyperledger Sawtooth
A empresa de software blockchain Digital Asset integrará sua linguagem de contrato inteligente DAML com o Hyperledger Sawtooth, uma plataforma modular para ledgers distribuídos. A Digital Asset anunciou o desenvolvimento em um post no blog em 16 de abril.
No post, a Digital Asset revelou que começou a trabalhar com membros do Hyperledger, Blockchain Technology Partners (BTP), para integrar o runtime DAML (Digital Asset Modeling Language) com o Hyperledger Sawtooth, que é uma plataforma modular para construir, implementar, e executar ledgers distribuídos como blockchains.
A empresa explicou que algumas das características do Hyperledger Sawtooth já estão de acordo com as expectativas da equipe da DAML. “O Processador de transações do Hyperledger Sawtooth tem uma abordagem muito flexível em relação a funções e permissões, por exemplo, e é baseado em uma topologia de rede DLT muito natural de pares totalmente distribuídos. O DAML é baseado em uma arquitetura autorizada e o Hyperledger Sawtooth pode ser configurado para ser permitido sem exigir nós especiais”, a postagem detalha.
O DAML remove os contratos inteligentes do ledger definindo uma abstração sobre detalhes de implementação, como criptografia e distribuição de dados, o que supostamente fornece um modelo de razão acessível por meio de uma interface de programação de aplicativo (API) claramente definida. Aplicativos DAML podem ser movidos de plataforma para plataforma sem reescritas complexas.
A Digital Asset apresentou pela primeira vez a DAML em abril de 2016, descrevendo-a como uma linguagem expressiva projetada para instituições financeiras para modelar e executar acordos através da tecnologia de contabilidade distribuída (DLT). No início deste mês, a Digital Asset abriu a fonte do DAML, disponibilizando-a gratuitamente sob a licença de código aberto Apache 2.0.
Posteriormente, a empresa firmou parceria com a grande empresa de computação em nuvem VMware para integrar o DAML na plataforma blockchain da VMware. O desenvolvimento supostamente “permitirá maior alcance e suporte como uma oferta combinada”.
A Digital Asset também anunciou uma colaboração com a International Swaps and Derivatives Association (ISDA) para desenvolver uma nova ferramenta que possa suportar o uso de contratos inteligentes para negociação de derivativos.