Blockchain pode adicionar US $ 1 trilhão ao comércio mundial até 2028, diz Fórum Econômico Mundial

O Fórum Econômico Mundial e a Bain & Company divulgaram uma previsão conjunta sobre tecnologia de livro-razão distribuído no financiamento do comércio mundial.

A tecnologia de livro-razão distribuído (DLT), como blockchain, pode gerar US $ 1 trilhão em novo comércio nos próximos dez anos, afirma um relatório conjunto do Fórum Econômico Mundial (FEM) nesta quinta-feira, 13 de setembro.

O relatório, “Trade Tech – Uma Nova Era para o Comércio e o Financiamento da Cadeia de Suprimentos”, publicado em colaboração com a Bain & Company, avalia as perspectivas de DLT dentro do setor de financiamento do comércio global.

Há muito tempo em foco crescente em inovação, o trade finance continua a depender da tecnologia legada, com diversas inicitaivas baseadas em blockchain agora dedicadas ao aumento da eficiência.

“O livro-razão distribuído e outras inovações tecnológicas prometem avanços inovadores no comércio e na cadeia de suprimentos, reduzindo os custos e a facilidade de uso”, diz o prefácio do relatório.

Entre suas descobertas, o FEM e Bain prevêem que o DLT trará novo comércio, ajudando a fechar a atual lacuna de financiamento comercial de US $ 1,5 trilhão.

“Aproximadamente 30% ou US $ 1,1 trilhão de novos volumes de comércio resultarão do DLT removendo barreiras”, dizem eles, acrescentando que “aproximadamente 40% ou US $ 0,9 trilhão de produtos tradicionais irão para DLT para melhores níveis de serviço e menores taxas.”

O relatório do FEM, entretanto, inclui sinais semelhantes para os governos, a organização argumentando que mesmo para aqueles dentro de estruturas como a União Europeia, abraçar o DLT é de facto inevitável.

“Eles devem incluir a tecnologia de livro-razão distribuído como parte de qualquer consideração regulatória relevante e voltada para o futuro, como as importações de alimentos transfronteiriços”, conclui:

“Com alguns governos já começando a fazer esses movimentos, os retardatários se tornarão cada vez mais desfavorecidos”.

A Bain não é uma estranha na análise blockchain, em junho ela também teve grandes benefícios de custo para os bancos que adotam alguma forma de tecnologia.

Você pode gostar...