Empresas de Blockchain estão criando chatbots de IA para ajudar desenvolvedores
As empresas Blockchain estão construindo chatbots de IA para ajudar os desenvolvedores, mas os desafios podem dificultar a adoção.
O mercado de inteligência artificial (IA) está se tornando uma das indústrias que mais crescem no mundo. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Next Move Strategy Consulting, o mercado de IA atual é avaliado em quase US$ 100 bilhões e projeta-se que crescerá exponencialmente.
Dado isso, não é surpresa que chatbots usando IA também estão em ascensão. Descobertas recentes da Precedence Research mostram que o tamanho do mercado global de chatbots alcançou US$ 840 milhões em 2022.
Chatbots de IA para desenvolvedores Web3 em desenvolvimento
À medida que as oportunidades em torno da IA e dos chatbots florescem em várias indústrias, o setor Web3 também começou a capitalizar nesta tendência, com empresas de blockchain criando chatbots de IA para ajudar os desenvolvedores a construir aplicações mais rapidamente e de forma mais eficiente.
Aanchal Malhotra, chefe da RippleX Research — uma organização dentro da Ripple focada no desenvolvimento e crescimento do XRP Ledger — disse ao Cointelegraph que a RippleX está atualmente trabalhando na construção de um chatbot de IA para o qual os desenvolvedores do XRP Ledger podem fazer perguntas:
“Em vez de vasculhar toda a documentação e bibliotecas de cliente, os desenvolvedores poderão direcionar suas perguntas ao chatbot de IA para obter respostas instantâneas. Isso tornará a vida dos desenvolvedores muito mais fácil, pois reduzirá o tempo para que ideias se tornem aplicações.”
Skale Labs — a equipe por trás da rede blockchain Skale — também está construindo um chatbot alimentado por IA. Jack O’Holleran, co-fundador e CEO da Skale Labs, disse ao Cointelegraph que a rede Skale possui IA embutida e capacidades de aprendizado de máquina que permitem aos desenvolvedores executar modelos de IA pré-treinados dentro de um contrato inteligente.
“Contratos inteligentes orientados por IA são acionados sem intervenção humana de forma muito volumosa. Isso permite que os desenvolvedores construam de forma rápida e eficaz”, disse ele.
O’Holleran compartilhou que o chatbot de IA da Skale será lançado publicamente em breve, afirmando que um dos principais casos de uso para IA é o suporte ao desenvolvimento de engenharia.
“Os desenvolvedores estão agora construindo com eficiência e produtividade recordes graças ao suporte da IA. Uma das principais áreas de suporte é o acesso instantâneo ao conhecimento de documentação técnica e de codificação”, disse ele.
Ecoando isso, Matthew Van Niekerk, CEO e co-fundador da SettleMint — uma ferramenta de programação blockchain — disse ao Cointelegraph que as ferramentas de IA estão se tornando essenciais para desenvolvedores.
Van Niekerk explicou que a SettleMint recentemente adicionou um assistente de engenharia AI Genie à sua plataforma para rápido desenvolvimento de contratos inteligentes e testes e depuração de controle de qualidade.
“Nosso AI Genie foi construído para ajudar as organizações a levar suas aplicações blockchain para a produção mais rapidamente, para que possam aproveitar a oportunidade de US$ 3,1 trilhões possibilitada pelo blockchain,” explicou Van Niekerk.
Van Niekerk também apontou que o AI Genie da SettleMint é construído para apoiar humanos, não para substituí-los. Isso é importante de destacar, pois existem preocupações iminentes de que assistentes alimentados por IA possam eventualmente substituir trabalhadores humanos.
“A ferramenta em si é posicionada como um assistente de engenharia, não como um engenheiro. Ela foi construída para abstrair processos e complexidades mundanas que impedem desenvolvedores e engenheiros de se concentrarem em construir soluções inovadoras que trarão um claro retorno sobre o investimento para seus negócios,” explicou Van Niekerk.
Para colocar isso em perspectiva, William Baxter, diretor de tecnologia e co-fundador da plataforma de tokenização Vertalo, disse ao Cointelegraph que sua empresa atualmente usa chatbots para resumir e apresentar dados a públicos internos e externos.
“Em vez de procurar por tópicos e pentear os resultados ou depender de um curador, um chatbot permite que você consuma em resumo a partir de grandes volumes de informação. Emparelhado com o acesso à web e usando prompts que incentivam a inclusão de links para fontes primárias, isso expande dramaticamente o escopo da pesquisa online. Ao aprender uma nova linguagem de programação, blockchain ou aplicativo, o feedback de um chatbot é extremamente valioso, mesmo que não seja inteiramente correto.”
Desafios podem levar à implementação atrasada
Embora os chatbots alimentados por IA tenham o potencial de ajudar os desenvolvedores Web3 a construir melhor, vários desafios podem retardar a adoção.
Por exemplo, enquanto O’Holleran está ciente de que contratos inteligentes alimentados por IA podem acelerar o desenvolvimento técnico, ele apontou que essas aplicações frequentemente exigem throughput para execução em cadeia com gastos previsíveis e automatizados.
“Isso pode ser problemático em uma rede que tem taxas de gás elevadas e taxas variáveis, pois o gasto esperado pode variar dramaticamente e pode acidentalmente ficar caro rapidamente,” disse ele.
Para combater isso, O’Holleran explicou que a rede Skale tem taxas em cadeia em vez de taxas de gás, tornando as taxas totais mais baixas e previsivelmente certas.
Lydia Mark, diretora de comunicações da Magma AI — um projeto que está construindo um chatbot de IA que oferece aos usuários um assistente virtual de aprendizado de tecnologia Web3 — disse ao Cointelegraph que o viés ético também pode ser problemático com chatbots de IA.
“Torna-se realmente fácil para sistemas de IA como o Magma herdar os vieses imputados durante o treinamento de dados, o que, por sua vez, poderia impactar negativamente todo um ecossistema,” disse ela. Para combater isso, Mark compartilhou que o Magma AI usa técnicas de detecção e mitigação de viés.
Entretanto, um dos maiores desafios associados aos chatbots de IA é a privacidade e segurança dos dados. Van Niekerk explicou que as empresas que constroem ou usam assistentes de IA precisam considerar políticas de negócios internas e regulamentações governamentais relacionadas à privacidade.
“Grandes empresas podem ter restrições ao uso de tecnologias de IA gerativas devido a riscos de violações na privacidade dos dados. O AI Genie da SettleMint é intencionalmente construído como uma ferramenta opcional dentro da plataforma para que as empresas optem apenas quando e se necessário,” disse ele.
Desafios à parte, Van Niekerk afirmou que, no geral, chatbots de IA estão ajudando a garantir que o Web3 seja mais inclusivo e acessível a uma ampla gama de desenvolvedores.
“O conhecimento e a expertise agora estão lá para apoiar instantaneamente novos devs entrando no espaço. Devs Web2 podem acelerar sua curva de aprendizado e habilidades em Web3 por uma ordem de magnitude graças à tecnologia de suporte a desenvolvedores de IA,” ele comentou.
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