Executivos da BlackRock acreditam que ETF de Bitcoin será aprovado em até 6 meses, diz Novogratz

“Vamos lutar como cães e gatos para ganhar participação de mercado” quando os ETFs de Bitcoin à vista forem aprovados, disse aos acionistas o CEO da Galaxy Digital, Mike Novogratz.

O primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin (BTC) à vista dos Estados Unidos poderá ser aprovado em algum momento antes de fevereiro, de acordo com o CEO da Galaxy Digital, Mike Novogratz, citando fontes internas da BlackRock e da Invesco. 

“É um grande, grande negócio. É um grande negócio porque ambos os nossos contatos, tanto do lado da Invesco quanto do lado da BlackRock, fazem com que você pense que a aprovação é uma questão de quando, e não de se – a janela é provavelmente de seis meses”, disse Novogratz aos acionistas durante a chamada de resultados do segundo trimestre da Galaxy, em 8 de agosto, na qual a empresa de ativos digitais relatou um prejuízo líquido de US$ 46 milhões.

“Provavelmente […] de quatro a seis meses, se você tiver que colocar um ‘rabo no burro’, a SEC aprovará um ETF de Bitcoin.”

A Galaxy Digital, de Novogratz, é uma das muitas concorrentes ao lançamento de um ETF de Bitcoin, para o qual ela se candidatou novamente em junho, em conjunto com a Invesco, gestora que possui US$ 1,5 trilhão de ativos sob gestão e é a quarta maior emissora de ETFs dos EUA.

De acordo com “contatos” da BlackRock e da Invesco, a aprovação do ETF de Bitcoin é uma questão de “quando, e não de se”, provavelmente em “quatro a seis meses” – Mike Novogratz, CEO da Galaxy, na teleconferência de resultados da empresa nesta manhã

— Eric Balchunas (@EricBalchunas)

Falando aos acionistas, Novogratz disse que não tinha nenhum comentário sobre o prazo esperado para a aprovação do ETF, que é uma incógnita, já que os registros estão sob avaliação da Comissão de Valores Mobiliários.

No entanto, Novogratz acredita que, uma vez aprovado, os emissores de ETFs de Bitcoin, como a BlackRock e a Invesco, terão que lutar com unhas e dentes pela participação no mercado.

“A notícia de que a BlackRock está pleiteando um ETF e a Invesco Plus Galaxy, francamente, nós vamos lutar como cães e gatos para ganhar participação de mercado quando eles forem aprovados.”

Em resposta a uma pergunta, o presidente da Galaxy Digital, Chris Ferraro, acrescentou que não ficaria surpreso se a SEC acabasse aprovando um ETF de Bitcoin à vista para evitar ser rotulada como “obstrucionista.”

“Acho que é por aí que passa a possível aprovação do ETF: ei, você não pode nos chamar de anticriptomoedas, acabamos de aprovar um ETF. Portanto, esperamos que o mesmo aconteça com o nosso pedido”, disse Ferraro.

Um ETF pode ser aprovado até mesmo mais cedo

Enquanto isso, alguns analistas acreditam que a aprovação de ETFs de Bitcoin à vista poderia ocorrer ainda mais cedo, dependendo da decisão de um juiz sobre a ação judicial da Grayscale contra a SEC.

No ano passado, a Grayscale abriu um processo contra a SEC para questionar a rejeição da agência ao pedido de conversão do Grayscale Bitcoin Trust em um ETF de Bitcoin à vista.

“Se a SEC perder no caso da @Grayscale, como esperamos, o caminho de menor resistência seria uma onda de aprovações simultâneas para todos os candidatos a ETFs de #Bitcoin, incluindo a Grayscale e os outros oito registros ativos.” @NYCStein na @Bloomberg hoje. Cc @EricBalchunas…

— Craig Salm (@CraigSalm) 

Os analistas acreditam que, caso a SEC perca o caso da Grayscale, é possível que haja a aprovação simultânea de vários ou de todos os registros para lançamento de ETFs de Bitcoin à vista.

LEIA MAIS

Você pode gostar...