BlackRock aposta alto em ativos do mundo real: tokens a serem observados
A mais recente incursão da BlackRock na tokenização de ativos do mundo real (RWA) marca uma mudança sísmica no sistema financeiro.
Esse empreendimento tem o potencial de desbloquear um mercado impressionante de US$ 16 trilhões até 2030. Consequentemente, impulsionando a tokenização de ativos do mundo real em uma trajetória de crescimento sem precedentes.
BlackRock aposta alto na tokenização RWA
A tokenização de ativos do mundo real é um processo que converte a propriedade de ativos tangíveis em tokens digitais na blockchain. Essa inovação democratiza as oportunidades de investimento ao fragmentar ativos como imóveis e commodities em tokens negociáveis. Ela também amplia a liquidez e estende o alcance global, eliminando as restrições geográficas para os investidores.
O crescente interesse no setor RWA recebeu um impulso sem paralelo com o lançamento do BlackRock USD Institutional Digital Liquidity Fund na blockchain Ethereum.
“Esta é a mais recente progressão de nossa estratégia de ativos digitais. Estamos focados em desenvolver soluções no espaço de ativos digitais que ajudem a resolver problemas reais para nossos clientes”, disse Robert Mitchnick, chefe de ativos digitais da BlackRock.
De fato, o fundo da BlackRock tem como objetivo otimizar a renda atual e, ao mesmo tempo, garantir a preservação do principal e a liquidez, mantendo uma carteira de instrumentos premium de curto prazo do “mercado monetário”. Ele se concentra principalmente em títulos de primeira linha, como papel comercial, certificados de depósito, notas de taxa flutuante, depósitos a prazo e acordos de recompra totalmente garantidos.
Essa mudança sinaliza um interesse institucional crescente em RWA em relação a qualquer outro setor de criptomoedas, preparando o terreno para uma era de crescimento explosivo.
“Acreditamos que o próximo passo será a tokenização dos ativos financeiros, o que significa que cada ação e cada título terá basicamente seu próprio QCIP. Ele estará em um registro geral para cada investidor… Mas o mais importante é que poderemos personalizar estratégias por meio da tokenização que se adaptem a cada indivíduo”, disse Larry Fink, CEO da BlackRock.
Leia mais: 10 tokens DeFi para diversificar seu portfólio
Tokens de ativos do mundo real a serem observados
Em meio a esse cenário, o analista de criptomoedas Xremlin destacou vários tokens RWA promissores com valores de mercado abaixo de US$ 100 milhões. De acordo com ele, esses tokens estão preparados para um crescimento significativo entre 2024 e 2025.
“A entrada da BlackRock acelerará o crescimento além de seus sonhos mais loucos. Estamos na linha de partida”, disse Xremlin.
Os tokens de ativos do mundo real a serem observados incluem Maple Finance (MPL), Swarm Markets (SMT), Boson Protocol (BOSON), Clearpool (CPOOL) e Polytrade (TRADE). Xremlin também mencionou a IX Swap (IXS), a Realio Network (RIO) e a Dusk Network (DUSK). Cada um desses projetos está em uma posição única para capitalizar esse mercado em crescimento.
Xremlin disse que a Maple Finance se destaca por seu mercado de crédito on-chain voltado para investidores institucionais. Enquanto isso, a Swarm Markets oferece uma plataforma DeFi licenciada para participantes institucionais e de varejo. O Boson Protocol apresenta um mercado de comércio eletrônico baseado em blockchain, o Clearpool oferece pools de liquidez personalizados e o Polytrade apresenta um mercado de fácil utilização para gerenciamento de RWA.
Além disso, a IxSwap facilita a liquidez para ofertas de tokens de segurança, a Realio Network é pioneira em títulos digitais e gerenciamento de criptoativos. Por fim, a Dusk Network fornece uma blockchain centrada na privacidade para contratos inteligentes compatíveis com os negócios.
À medida que o início da tokenização de RWA se desenrola, a iniciativa pioneira da BlackRock é um salto visionário em direção a um mercado global mais acessível, líquido e eficiente.
O artigo BlackRock aposta alto em ativos do mundo real: tokens a serem observados foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.