Bizarro! Hopehash é “a única criptomoeda que o preço não cai”?
Um projeto de criptomoeda está sendo apresentado no Brasil por todos os lados. Chamada de Hopehash, a criptomoeda já teve anúncios incluindo vários famosos, como Val Marchiori e Rodrigo Faro.
Com um projeto promissor que chegou até a televisão brasileira, a Hopehash pode conquistar milhares de investidores com sua divulgação massiva. Mas, será essa criptomoeda tão promissora quanto promete?
O projeto Hopehash foi anunciado através do programa Rodrigo Faro. No que claramente evidencia um anúncio, o apresentador fala sobre os supostos benefícios da Hopehash. Para Rodrigo Faro, a Hopehash oferece um preço “que não cai o preço”. Essa seria a primeira evidência considerada suspeita em relação ao projeto.
Criptomoeda que o preço não cai?
O mercado de criptomoedas é conhecido por sua volatilidade. Os preços sobem e caem frequentemente, devido a oferta e demanda. Apenas criptomoedas consideradas stablecoins possuem um preço “estável”. Geralmente stablecoins são atreladas em outro ativo, como o dólar norte-americano, por exemplo.
A Hopehash também não poderia ser uma stablecoin. De acordo com o projeto o preço da criptomoeda continuará subindo através de uma valorização programada. Essa valorização pode vir a ser questionada por investidores.
Acostumados com o mercado, investidores experientes sabem que criptomoedas como o bitcoin jamais podem ter uma valorização programada. Sendo assim, esse aumento programado pela empresa pode levantar suspeitas sobre como a criptomoeda vai se valorizar. Existem diversos fatores que influenciam no preço de um ativo digital, e que nenhum projeto de criptomoeda pode descartar.
No programa Rodrigo Faro, Hopehash, a criptomoeda que nunca cai o preço
A Hopehash está investindo em propagandas que chegaram até a televisão aberta brasileira. No programa “Hora do Faro”, o projeto foi apresentado como algo que pode mudar a vida das pessoas. Para Rodrigo Faro, a Hopehash é o único ativo digital que o preço não cairá em todo o mercado.
“ A Hopehash é a única criptomoeda no mundo que não cai o preço, está em fase de valorização e pode mudar a sua vida”.
Criptomoeda promete dobrar preço em cada rodada de financiamento
Atualmente a criptomoeda está sendo cotada em R$ 12. Esse valor dobra a cada nova fase de financiamento do projeto. A valorização programada da Hopehash pode ser entendida como a promessa de lucro fixo na criptomoeda.
A Hopehash foi amplamente divulgada em todo o Brasil. De acordo com o portal Terra, seis fases de financiamento da criptomoeda devem acontecer. Atualmente a criptomoeda está em sua segunda fase de financiamento. Ao chegar no final da (ICO), a Hopehash deverá elevar o preço para cerca de R$ 210.
Val Marchiori participa de propaganda da criptomoeda
A Hopehash apresenta-se como uma criptomoeda em sua fase de lançamento no mercado. De acordo com o projeto, a cada fase de financiamento da criptomoeda, o valor da Hopehash praticamente dobra. Essa fase de financiamento é comum entre as criptomoedas, conhecida como oferta inicial de moedas (ICO em sua sigla em inglês).
A milionária Val Marchiori também aparece em um vídeo promocional ligado a Hopehash. No vídeo, a apresentadora fala sobre o que poderá significar os investimentos na Hopehash. A milionária confirmou que investe na criptomoeda, no que parece ser uma propaganda para o projeto.
Lucro fixo é condenado pela CVM
Embora a Hopehash tenha conquistado diversos portais de notícia, algumas suspeitas foram levantadas diante da empresa. Primeiramente, nenhuma criptomoeda pode oferecer valorização programada em um mercado descentralizado.
De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nenhum negócio pode oferecer lucro fixo. Mas, a valorização programada da Hopehash pode ser enquadrada como tal. Em um ofício publicado em 2019, a comissão alerta para esse tipo de investimento.
“Devem ser evitadas expressões que indiquem ou sugiram ‘renda certa’, ‘rentabilidade fixa’ ou ‘garantida’, ou a exposição de percentuais fixos de ganho quaisquer com operações ou ativos indicados, pois naturalmente tais projeções sequer são realistas”.
Embora a CVM não tenha explicitado os negócios da Hopehash, uma avaliação da instrução remete as promessas relacionadas à criptomoeda. Com a oferta de ganho certo e que nunca se desvaloriza, as operações da Hopehash poderão vir a ser questionadas futuramente pela comissão.
Diante de inúmeros casos envolvendo a prática ilícita de investimentos em criptomoedas, novos projetos são vistos com cautela pelo mercado. Recentemente, os negócios da Indeal foram encerrados através da Operação Egypto que condenou a empresa.
Apresentar características que já foram condenadas por órgãos reguladores pode significar problemas para um projeto que busca abrangência nacional. Quando o assunto é investimento, sobretudo em criptomoedas, preza-se pela transparência e clareza das informações, sobre um mercado que ainda é pouco difundido.
Saiba mais em Bizarro! Hopehash é “a única criptomoeda que o preço não cai”?